Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de março de 2015

Chubut » Novos incêndios florestais no sul da Argentina

AFP - Agence France-Presse

Publicação:  24/03/2015 16:00

Bombeiros combatem o fogo em floresta de Chubut, sul da Argentina, no dia 1º de março de 2015
 (José Romero/Arquivo AFP )


Bombeiros combatem o fogo em floresta de Chubut,

 sul da Argentina, no dia 1º de março de 2015
Cerca de 800 hectares de floresta nativa ardiam nesta terça-feira (24) na província argentina de Chubut (sul), onde no mês passado um gigantesco incêndio arrasou 34.000 hectares, informaram autoridades.

"Temos dois incêndios fora de controle", admitiu o titular da Defesa Civil de Chubut, Evaristo Melo, a meios de comunicação locais.

Os focos afetam os parques nacionais Los Alerces e Lago Puelo, distantes 150 km entre si e localizados no noroeste provincial na pré-cordilheira dos Andes, uma bela região de lagos emoldurada por montanhas e florestas naturais 1.600 km a sudoeste de Buenos Aires.

Helicópteros, máquinas e 150 brigadistas trabalham para extinguir as chamas e construir corta-fogos nesta zona visitada por centenas de turistas todos os anos.

"Tivemos altas temperaturas para esta época do ano, cerca de 22 graus, e ventos constantes de 30 a 40 quilômetros por hora, o que não ajuda", explicou Melo, que disse que os dois focos foram intencionais.

Em Lago Puelo o foco ainda se encontra longe da zona urbana que concentra a maioria dos 5.000 habitantes.

O diretor de emergências do Parque Nacional Los Alerces, Ariel Rodríguez, reconheceu que ali o incêndio está descontrolado.

"Estamos trabalhando na proteção da Villa Futalaufquen (onde vivem 100 pessoas)", disse à Radio 3, rejeitando que o incidente seja produto da imprudência dos visitantes. "Não temos dúvidas de que o fogo foi intencional porque ocorreu em lugares inacessíveis sem caminhos ou espaços onde os turistas possam fazer fogueiras", afirmou à Radio 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário