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quinta-feira, 19 de março de 2015

Ônibus do Grande Recife de cara nova

Publicado em 18/03/2015, Às 22:00







Os ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife estão de cara nova. Depois da licitação do sistema – parcialmente em vigor há oito meses –, os coletivos ganharam uma nova estratégia de identificação pelo passageiro. Além de um novo layout, com cores que distinguem o consórcio de operadores e a área de circulação, a principal mudança é a predominância do número das linhas sobre o nome. A estratégia está sendo adotada para modernizar o sistema e conectá-lo com os recursos tecnológicos oferecidos, 

principalmente, nos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ou seja, a ideia é estimular os passageiros a localizar o coletivo pelo número da linha e, não mais, pelo nome, como historicamente é feito.

A alteração, explica o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu, pretende facilitar a consulta aos sistemas inteligentes de informação de horários e itinerários dos ônibus. “Até então, sempre tivemos o hábito de identificar as linhas pelo nome. Com a proliferação dos aplicativos para smartphones e tablets vimos que é necessário trabalhar o número das linhas junto ao usuário. A utilização desses APPs, por exemplo, exige o número. É mais fácil digitar uma sequência numeral do que um nome por extenso”, explica. Por isso, a identificação numérica está mais visível no letreiro dos novos ônibus. Uma campanha educativa está sendo organizada pelo órgão gestor em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana–PE) para orientar os 2,2 milhões de passageiros diários.

Foto: Diego Nigro/JC Imagem


Foto: Diego Nigro/JC Imagem

“A mudança é mais do que necessária. Muitos sistemas no Brasil são identificados dessa forma. É uma alteração urgente, que representa a modernização do transporte. Muitas pessoas já fazem uso de diversos aplicativos para ver o horário e itinerário dos ônibus”, 

defende o presidente do Urbana–PE, Fernando Bandeira. A priorização numérica também será fundamental quando o sistema oficial de monitoramento dos ônibus (Simop – Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) estiver funcionando plenamente na região metropolitana. O Simop está sendo testado pela empresa espanhola Etra, que venceu a segunda licitação realizada pelo governo do Estado – a primeira foi anulada depois de problemas. O contrato foi assinado em janeiro de 2014 e tem custo de R$ 42 milhões. Por enquanto, os testes acontecem apenas em três das cinco linhas de BRT (Bus Rapid Transit) em operação.


Outra novidade provocada pela licitação do sistema é em relação à quantidade de dígitos para identificação das linhas e do número de ordem dos coletivos. “Agora serão quatro dígitos no lugar de três. Tanto a linha quanto o número de ordem do veículo ganharam um dígito a mais, exatamente relacionado ao consórcio que a opera. As linhas do consórcio 1, por exemplo, passarão a ser identificadas assim: 1.042. Por enquanto, apenas os consórcios 1 e 2 (Conorte e Mobibrasil) que tiveram os contratos assinados estão operando com o quarto dígito. Os outros cinco entrarão assim que a licitação for homologada”, explica André Melibeu.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação/Conorte

O novo layout dos coletivos é mais uma novidade. A mudança estava em teste desde o segundo semestre do ano passado e agora foi oficializada. O projeto foi contratado pelos empresários e submetido à aprovação do Grande Recife Consórcio. “A proposta é fazer com que o passageiro associe a cor do coletivo à região da cidade onde ele circula. Todos têm a cor branca predominante no corpo do veículo. Já a capota e as laterais seguem um combinado de cores que remetem ao consórcio que opera aquela linha. Queremos que o usuário identifique o seu ônibus pela cor da parte superior. Também investimos na identificação das áreas de embarque e desembarque para facilitar o acesso”, explica Fernando Bandeira.
As cores escolhidas são vivas e contam um pouco da história de cada empresa que compõe o consórcio. “Já temos 230 novos coletivos nesse padrão e serão 430 até o fim do ano. Embora os contratos dos cinco lotes ainda não tenham sido assinados, decidimos adquirir os veículos no novo padrão”, acrescenta Bandeira.


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