Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Coluna Diario Político » Após derrota do PT em Pernambuco, Mozart Sales assume diretoria na Hemobras

Por Marisa Gibson

Publicação: 25/03/2015 10:54 


Mozart Sales, que já foi vereador do Recife pelo PT, assumiu diretoria da Hemobras. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press

Mozart Sales, que já foi vereador do Recife pelo PT,

assumiu diretoria da Hemobras. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Pela governabilidade
Esse talvez seja o primeiro encontro de governadores do Nordeste com um presidente da República, no Palácio do Planalto, em que eles não vão apenas pedir. A instabilidade política é tão aguda quanto a crise econômica e, diante disso, o governador Paulo Câmara (PSB), por exemplo, vai colocar-se à disposição para ajudar o país a voltar a ter condições de governança. Mesmo integrando um partido que se coloca como oposição ao governo, Paulo destaca que o momento agora é de juntar forças. O gesto, que deve ser seguido pelo grupo, será um bom presente para a presidente Dilma, que precisa de apoio político para aprovar o pacote fiscal. A reforma política também é outra questão em que os governadores nordestinos poderão colaborar, contribuindo assim para estancar os desencontros que vêm fragilizando o governo. Esse posicionamento político, cujos acertos finais serão feitos antes do encontro com Dilma, certamente facilitará a discussão da pauta econômica. As principais reivindicações se referem a obras hídricas para enfrentar as consequências da seca  e a criação excepcional de uma linha de crédito para manter os níveis de empregos na Região. Há séculos, a seca é um entrave ao desenvolvimento e crescimento do Nordeste, e a manutenção do mercado de trabalho é uma questão premente, que, se não for enfrentada como deve, terá um impacto social negativo muito forte. Bem, tanto a agenda política como a econômica servirão de pretexto, claro, para a presidente Dilma fazer, mais uma vez, uma preleção sobre a corrupção na Petrobras, que respingou no seu governo e colocou forças aliadas contra ela no Congresso, gerando um clima de ingovernabilidade. Por fim, o pacote fiscal, último instrumento a que a presidente recorreu, segundo ela mesma tem dito, para salvar a pátria, poderá ser um entrave no atendimento de pontos que os governadores consideram fundamentais para seus estados.
Moralidade
Apontado como uma das revelações neste início de legislatura, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB), membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão Especial da Reforma Política, está impressionado com a deterioração da cena política nacional mas acredita que a reforma que está sendo analisada traz pontos que, se aprovados, poderão resgatar a moralidade da prática política.
Emprego e indústria
Em duas importantes agendas econômicas, em Brasília, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) defendeu, ontem, a necessidade de o governo proteger o emprego e ampliar investimentos ao setor produtivo como medidas para retomar o crescimento. Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o parlamentar chegou a questionar o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, se o governo não estaria a errando na mão.
Na Hemobras
Primeiro integrante do PT pernambucano a assumir um cargo federal após derrota eleitoral em 2014, Mozart Sales, que disputou um mandato de deputado federal, assumiu ontem a diretoria de Produtos Estratégicos e Inovação da Hemobrás, responsável pelas atividades de pesquisa, produção e gestão do plasma.
Arco Metropolitano
Será nesta quinta-feira a audiência pública para debater os impactos econômicos, urbanos e ambientais do Arco Viário Metropolitano, convocada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa, Aluisio Lessa (PSB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário