Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 26 de junho de 2016

Após acusação do Sinpol sobre morte de Morato, SDS não se pronuncia

Advogado do motel afirma que não sabe por quanto tempo o quarto ficará fechado

Sun Jun 26 11:07:00 BRT 2016 - Marcílio Albuquerque, da Folha de Pernambuco

Reprodução/Facebook
"Houve cerceamento sim", diz nota do Sinpol
A Secretaria de Defesa Social (SDS) afirmou nSun Jun 26 11:07:00 BRT 2016 - Marcílio Albuquerque, da Folha de Pernambucoeste domingo (26) que não vai se pronunciar sobre a morte de Paulo Cesar de Barros Morato, alvo da operação Turbulência da Polícia Federal, em um motel de Olinda. Na noite de sábado (25), o Sindicato dos Policias Civis (Sinpol) usou as redes sociais para denunciar irregularidades na investigações do crime.


O Sinpol afirma que vai pedir, na segunda-feira (27), ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que entre no caso. E aponta ainda que houve obstrução dos trabalhos periciais na cena do crime. Conforme a entidade, os agentes teriam sido impedidos de dar continuidade às análises e, ainda, induzidos a se retirar do local por orientação da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Segundo Marinsalta (à esquerda), motel não vai se pronunciar
Polícia Civil suspende perícia em motel de Olinda onde Morato morreu

O órgão gestor, no entanto, rebate as acusações e alega tratar-se de um equívoco. De acordo com a gestora da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos, não haveria necessidade de uma segunda perícia. O entendimento é de que as coletas e a identificação necessárias já haviam sido realizadas. A versão é rechaçada categoricamente pela liderança da categoria.
“Houve um cerceamento sim. Os companheiros foram ao local para trabalhos de papiloscopia, algo que ainda não havia sido feito. Tratava-se da coleta de impressões digitais, que poderiam identificar se houve outras pessoas na cena do crime. Alguém parecia ter o interesse em barrar que isso acontecesse”, acusou o presidente da entidade, Áureo Cisneiros, sugerindo a falta de isenção e independência na apuração.
Procurada pela Folha, a assessoria de comunicação da SDS informou que, até então, não estava autorizada a se manifestar sobre o assunto.
O advogado do motel Tititi, Higínio Marinsalta, disse à Folha neste domingo que não há garantias sobre quanto tempo o quarto onde houve o crime permanecerá isolado. E disse que a empresa não vai se pronunciar sobre o assunto.
O episódio, alvo da polêmica, ocorreu na última quinta-feira (23), no Motel Tititi, em Olinda. Foragido da Operação Turbulência, Morato era suspeito de ser o "testa de ferro" de uma organização criminosa suspeita de lavar dinheiro para financiar as campanhas do ex-governador Eduardo Campos, em 2010 e 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário