Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2016

S&P e Fitch rebaixam nota do Reino Unido após vitória da Brexit

 27/06/2016 21h23

Reino Unido perdeu a nota máxima na classificação da S&P.
Na classificação da Fitch, rating foi cortado de 'AA+' para 'AA'.


Do G1, em São Paulo












A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta segunda-feira (27) a nota de crédito (rating) do Reino Unido, de "AA+" para "AA" – a 3ª mais alta da escala –, diante das incertezas geradas pelo referendo que decidiu pela saída do bloco econômico da União Europeia (Brexit). A perspectiva é negativa, o que significa que poderá ser novamente rebaixada nos próximos meses.
Em comunicado, a Fitch avaliou que a incerteza trazida pelo referendo britânico deverá provocar uma desaceleração abrupta da economia do Reino Unido, com adiamento de investimentos por parte das empresas e mudanças no ambiente regulatório, o que tende a afetar o cumprimento das metas fiscais.
Mais cedo, a Standard & Poor's (S&P) cortou a nota do Reino Unido. Com isso, o rating soberano do Reino Unido perdeu a nota máxima "AAA" na escala da agência, e passou a ser avaliado como "AA", também com perspectiva negativa.
"Em nossa opinião, este resultado (da consulta popular) é um evento fundamental que levará a um marco político menos previsível, estável e efetivo no Reino Unido", afirmou a  S&P.
Segundo a agência, a perspectiva negativa reflete o risco futuro das "perspectivas econômicas" britânicas, assim como "o papel da libra esterlina como moeda de reserva".
De acordo com a S&P, a saída do Reino Unido do bloco econômico pode desencadear uma "crise constitucional" que levaria a um segundo referendo para decidir sobre a independência da Escócia da união de quatro países (que também inclui Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales).
Moody´s corta perspectiva
Na sexta-feira, a agência de classificação de risco Moody's cortou a perspectiva do rating do Reino Unido para "negativa" ante "estável", mas manteve a perspectiva "estável" para a nota de crédito da União Europeia (UE) após o referendo que optou pela saída britânica do bloco.
Apesar dos cortes, a nota do Reino Unido segue bem avaliadas, classificadas como de baixo risco de calote. O Brasil, por exemplo, perdeu o grau de investimento (selo de bom pagador) nas 3 principais agências internacionais e está com uma nota até 10 degraus abaixo do rating do Reino Unido. Veja as notas do Brasil
Cartaz da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia é colocado em uma janela em Chelsea, em Londres, nesta quinta-feira (23)   (Foto: Toby Melville/ Reuters)Cartaz da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia é colocado em uma janela em Chelsea, em Londres, nesta quinta-feira (23) (Foto: Toby Melville/ Reuters)
Libra em baixa
libra esterlina continua em trajetória de baixa nesta segunda, chegando ao menor valor em 31 anos frente ao dólar, após o referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e surpreendeu parte do mercado, que apostava pela permanência no bloco econômico.
No último mês, a moeda do Reino Unido já perde em torno de 10% frente ao dólar até esta segunda-feira. Em relação ao real, a libra recuava 1,51%, cotada a R$ 4,50, por volta das 16h (horário de Brasília).
Brexit
Os britânicos decidiram em referendo deixar a UE, em uma decisão histórica, com potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas. A opção de "sair" venceu a de permanecer no bloco europeu por mais de 1,2 milhão de votos de diferença.
  •  
  •  
Classificação das agências de risco - rating - nota de crédito (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário