Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 22 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO GAVIÃO Polícia Federal destrói 60 mil pés de maconha no Sertão

De acordo com peritos criminais, três pés equivalem a 1 quilo da droga, totalizando 20 toneladas de 

maconha  apreendidas nesta operação

Publicado em 22/12/2013, às 11h36

Do JC Online

 / Foto: Divulgação/Polícia Federal

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A operação Gavião, da Polícia Federal (PF) em Salgueiro, junto com a Secretaria de Defesa Social (SDS), terminou com um balanço de 60 mil pés de maconha, ou 20 mil quilos da droga, erradicados no município de Orocó e Ilhas Costeiras do Rio São Francisco, no Sertão de Pernambuco. A operação foi deflagrada no dia 17 deste mês, e concluída dois dias depois. A ação é uma medida adotada pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (CGPRE).
De acordo com os peritos criminais, três pés equivalem a 1 quilo da droga. Então, na operação Gavião, deixaram de ser produzidas 20 toneladas de maconha. Foram encontrados também 31 quilos de maconha pronta.
Na operação gavião, 30 policiais federais de Pernambuco e militares da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) trabalharam com incursões terrestres e aéreas. O grupo foi apoiado por dois aviões do Grupo Tático Aéreo (GTA) da SDS e dois cães farejadores.
Este ano, a PF realizou três operações de erradicação de maconha em Pernambuco. O objetivo é diminuir a oferta da droga no Estado. A polícia acompanha o ciclo produtivo da cannabis, para que as ações sejam realizadas pouco antes do período da colheita. No total, 719 mil pés de maconha, que produziriam 240 toneladas da droga, foram destruídos em 2013. A PF também detectou a presença de tubulações que irrigavam os plantios com água retirada do Rio São Francisco.
Com a destruição da droga produzida no Sertão, a PF informa que os traficantes importam maconha do Paraguai. A polícia observa isso também pelo aumento de apreensões de maconha vinda do país, pela PF. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário