Deputada vê leitura de socialista focada na eleição (Foto: Pêu Ricardo)














Por Marcelo Montanini
Da Folha de Pernambuco
Ao fazer o balanço anual da sua gestão como governador de Pernambuco, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) não poupou críticas ao Governo Federal e à presidente Dilma Rousseff (PT). Diante disso, petistas saíram, ontem, em defesa do projeto nacional do partido e da gestora. Segundo a presidente estadual do PT, deputada Teresa Leitão, o governador desviou o foco em relação à sua gestão no Estado para “criticar fortemente (a presidente) Dilma”. “O foco não é mais Pernambuco, é o Brasil”, ironizou ela.
Em relação à declaração do presidenciável, de que ninguém duvida que ele ganhou 2013, Teresa ponderou que ele pode ter ganho 2013, como afirma, no que se refere ao crescimento do PSB e de ter se tornado conhecido nacionalmente. No entanto, ela acredita que “o custo foi muito alto”. “Ele critica o projeto nacional, do qual participou e onde foi muito bem tratado”, acrescentou ela.
No que tange à economia, a legisladora lembrou que Pernambuco cresceu menos do que o Brasil, mas no acumulado conseguiu bom resultado, assim como o País. “Ele faz criticas a respeito da economia sem levar em consideração que há uma crise econômica mundial. A leitura que ele faz é muito focada na eleição”, rebateu Teresa. “Nós (o Brasil) temos atualmente a menor taxa de desemprego da história (4,6%, segundo o IBGE). Ele deveria elogiar”, agregou o deputado Fernando Ferro.
Segundo o deputado, as declarações do ex-aliado se tratam de uma atitude típica de pré-candidato. “Eu acho que ele tem todo o direito de fazer este movimento político, mas terá de explicar (aos eleitores) porque passou 11 anos junto ao PT e agora está se aproximando dos tucanos”, alfinetou Ferro. O parlamentar afirmou que Dilma não deixou a desejar, como declarou Campos, e o reflexo disso são as pesquisas que apontam para o crescimento da presidente.