Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 22 de dezembro de 2013

PROJETO Tamarineira só vira parque em 2016

Licença ambiental já foi concedida e o projeto deverá ser licitado no segundo semestre de 

2014, segundo estima a URB

Publicado em 22/12/2013, às 07h35

Cleide Alves

cleide@jc.com.br

 /
Prometido para ser entregue aos recifenses no final do ano passado, o Parque da Tamarineira, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife, só deve começar a ser construído no segundo semestre de 2014. A licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi emitida semana passada. O projeto executivo do parque ficará pronto até junho. Depois, será lançada a licitação. Com previsão de 24 meses para conclusão da obra, a população só vai desfrutar do novo espaço no final de 2016, com quatro anos de atraso.
Destinado inicialmente a abrigar um shopping center, o parque será instalado onde atualmente funciona o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano e o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo, localizados, respectivamente, nas Avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Cônego Barata. Museu, centro de convivência, anfiteatro, livraria e brinquedos para crianças são alguns dos equipamentos previstos. O projeto arquitetônico foi escolhido por meio de um concurso.
A licença ambiental contempla o plano de arborização do parque. O terreno mede 10 hectares, dos quais mais da metade (5,4 hectares) é de área verde. Um matinha existente no local, com 2 hectares, será preservada.
Segundo a diretora de Planejamento e Projeto da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Norah Neves, 80 árvores de pequeno ou médio porte serão retiradas. “Mas no final, o parque terá mais verde do que há atualmente. Vamos tirar 80 que estão comprometendo a acessibilidade, os atuais prédios ou os novos que serão construídos. Em contrapartida, vão ser plantadas 300 novas árvores, como palmeiras e espécies frutíferas, por exemplo”, explica Norah. “Hoje são cerca de 800 árvores. Quando o parque for inaugurado, serão 900”, destaca a diretora da URB.
O orçamento para construção do parque e das unidades de saúde é de R$ 60 milhões. A prefeitura vai desembolsar parte desse montante. O restante será captado via governo federal. Em outubro do ano passado, o então prefeito João da Costa afirmou que R$ 30 milhões já teriam sido assegurados por meio de emendas parlamentares. “Com o projeto executivo em mãos, vamos atrás de recursos”, diz Norah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário