Para ser atendido basta ter mais de 40 anos. Mal atinge 2% da população acima dessa faixa etária e é uma das principais causas da cegueira irreversível
17/10/2013 21:17 - Nilton Villanova, com informações da assessoria
O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE promove mutirão neste sábado (19) para identificar pessoas com glaucoma. O horário de atendimento será das 7h30 às 11h, no 6º andar do HC, ala sul. Os interessados em descobrir se são portadores da doença devem vir ao HC no dia do mutirão e realizar o seu cadastro na Portaria 1, onde serão recepcionados pelos voluntários da campanha. O único requisito é ter mais de 40 anos de idade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o glaucoma atinge 2% da população acima dessa faixa etária e é uma das principais causas da cegueira irreversível.
Reprodução/Internet

A expectativa é que sejam atendidas 250 pessoas durante o mutirão e as que forem diagnosticadas com glaucoma serão encaminhadas ao Ambulatório de Oftalmologia do HC. A atividade contará com dez oftalmologistas (entre residentes e preceptores do Hospital das Clínicas/UFPE) e 15 voluntários entre acadêmicos da Liga de Oftalmologia da UPE e do Lions Club.
SOBRE A DOENÇA
O glaucoma é uma doença causada principalmente pela elevação da pressão ocular, provocando lesões no nervo ótico e, como consequência, a perda gradativa da visão. Se não for tratada corretamente, o glaucoma pode levar à cegueira. Segundo Lynch, o glaucoma é uma doença assintomática, e por isso é importante sempre realizar o exame que afere a pressão ocular e o exame de fundo de olho. “Os pacientes que possuem maior risco de ter a doença são os que têm na família alguém com o diagnóstico, já que é uma doença hereditária e há mais incidência em afrodescendentes e em pessoas com mais de 40 anos de idade”. Segundo a especialista, não existe cura para o glaucoma. No entanto, quando é diagnosticada precocemente, é possível controlar o avanço da doença. O tratamento é feito com o uso de colírios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário