Em comemoração ao Dia do Médico, celebrado no dia 18 de outubro, 24 profissionais que se destacaram por relevantes serviços prestados à comunidade sul-mato-grossense foram homenageados com entrega da Medalha do Mérito Médico Drª Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru, em solenidade realizada na noite de quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa. Compartilhando o momento ao lado de esposas, filhos e pais, o sentimento dos agraciados ao receber a medalha junto com um diploma foi único: o de satisfação.
O especialista em cirurgia vascular, Luiz Antônio Maksoud Bussan, ofertou a homenagem aos colegas de trabalho que, assim como ele, atuam no município de Dourados, distante 225 quilômetros de Campo Grande. “Divido esta homenagem com meus colegas de Dourados. É um reconhecimento por todos os anos dedicados à medicina. Nos 41 anos de profissão fui diretor da área da saúde, professor universitário, secretário de saúde. Acredito que por causa deste somatório Takimoto sugeriu meu nome”, comentou referindo-se ao deputado estadual George Takimoto.
Apesar do momento de comemoração, o médico aproveitou a oportunidade e criticou a situação da saúde no segundo maior município do Estado. “A cidade precisa de mais investimento. O único hospital referência para atendimentos de urgência pelo Sistema Único de Saúde é o Hospital da Vida, que atende 35 cidades vizinhas e tem 75 leitos para mais de 100 pacientes”, contestou.
Outra homenageada foi a ex-secretária de saúde do Estado, Beatriz Dobashi, que dedicou 37 anos à saúde sul-mato-grossense. Indicada pela deputada Dione Hashioka, ela se disse honrada. “É uma honra receber esta homenagem tanto pelo trabalho realizado quanto pelo nome que a medalha traz. A Jeanne foi minha amiga, estudamos juntas, até madrinha de casamento uma da outra fomos. Estou muito agradecida e emocionada com a indicação”, ressaltou.
Especialista em gastroenterologia, a médica Ágatha Cristie Fernandes Gonzales Molinari também ficou honrada ao ser homenageada. “Estou feliz e honrada. É um reconhecimento muito importante, principalmente por causa desta fase que a saúde está passando. Ao invés de desmoralizar, mostra o quanto o ato médico é bonito”, citou.
De acordo com o autor do Projeto de Resolução 32/12, de criação da Medalha do Mérito Médico, o deputado Lauro Davi, o objetivo da homenagem é valorizar a categoria médica que constantemente contribui para melhorar a qualidade na saúde da população. “A homenagem é mais que merecida. Esses profissionais deram parte de suas vidas em benefício de pessoas. São exemplos de dedicação e comprometimento com a saúde”, destacou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário