Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Morre o ex-vereador do Recife e ex-deputado Estadual, Moacyr André Gomes

Ele era médico e estava internado no Recife, lutando contra uma infecção pulmonar


05/10/2013 00:25 - Wagner Santos, do FolhaPE, com informações da assessoria

A Câmara Municipal do Recife (CMR), divulgou, no final da noite desta sexta-feira (4), uma nota de falecimento do ex-vereador e ex-deputado Moacyr André Gomes, de 88 anos de idade. Segundo informações da Câmara, ele faleceu às 20h30, no hospital Albert Sabin, no Recife, devido a complicações cardiorespiratórias. Assim como seu filho, o atual presidente da Câmara, Vicente André Gomes (PSB), Moacyr também era médico, e exerceu oito mandatos legislativos, sendo quatro como deputado Estadual, e quatro como vereador do Recife.
Segue na íntegra, nota divulgada pela CMR
Nota de falecimento do ex-vereador e ex-deputado Moacyr André Gomes

A Câmara Municipal do Recife vem a público lamentar o falecimento do ex-vereador do Recife e ex-deputado estadual Moacyr André Gomes, 88 anos, conhecido como "O Príncipe Negro do Arraial de Casa Amarela”, ocorrido na noite desta sexta-feira (04), às 20h30, no hospital Albert Sabin, no Recife, por complicações cardiorrespiratórias.
Moacyr André Gomes era médico e estava internado no hospital Albert Sabin no Recife, onde lutava contra uma infecção pulmonar.
Pai do presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), Moacyr André Gomes exerceu oito mandatos legislativos, sendo quatro mandatos de Deputado Estadual e quatro de vereador do Recife. O primeiro mandato de Moacyr André Gomes foi o de vereador da capital, em 1963, antes do Golpe Militar. Após o golpe, em 1970, elegeu-se, pela primeira vez, deputado estadual, onde seria reeleito por mais três mandatos no Legislativo Estadual, chegando a ser Vice-Presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco. Moacyr também foi vice-presidente da Câmara Municipal do Recife. O seu último mandato político foi o de vereador do Recife, no período de 2001 a 2004.
Ele deixa quatro filhos: Ricardo André Gomes, Renata André Gomes e Vicente André Gomes (presidente da Câmara Municipal do Recife e seu herdeiro político). Moacyr deixa ainda 13 netos.
Além de ter exercido oito mandatos parlamentares, Moacyr foi ainda Provedor da Santa Casa de Misericórdia, e também era conselheiro do Santa Cruz Futebol Clube. Sempre militante da esquerda e respeitado pela direita, Moacyr era um político muito bem relacionado no meio, e circulava bem em todas as esferas do poder.
Trilhou um longo caminho ao lado de Miguel Arraes de Alencar, onde o apoiou na última eleição para governador. Também caminhou junto com Brizola por vários anos e ainda apoiou o governador Eduardo Campos nas duas eleições ao governo do Estado.
Durante a ditadura militar, foi perseguido político e preso por várias vezes, sendo chamado a depor pelo Dops, inúmeras vezes. Usava um jargão nos comícios, que se tornou bastante conhecido na época: chamava os golpistas de “Camarilha Fascista”.
Sempre um homem simples e popular, reconhecido como médico dos pobres, com programas voltados à medicina social, com foco na população carente do estado, o falecimento do ex-deputado e ex-vereador deixa também consternada a classe política pernambucana, que reconhecia nele uma grande liderança.
Moacyr André Gomes fundou, há cerca de 50 anos, a Sociedade Assistencial São José, o CEMOP, onde atendeu, até seus últimos anos de vida, gratuitamente, a população carente do Recife.
O corpo do ex-deputado e ex-vereador Moacyr André Gomes será sepultado às 16h no Cemitério de Santo Amaro, no Recife. O velório acontece neste momento na Câmara Municipal do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário