Publicação: 14/11/2013 16:02
O secretário de Governo do Recife, Sileno Guedes, recebe na tarde desta quinta-feira uma comissão de comerciantes ambulantes retirados da Pracinha de Boa Viagem, na zona sul da cidade. Diante do resultado do encontro, os trabalhadores, concentrados em frente à praça, irão decidir se realizam um protesto, ainda hoje, fechando o tráfego da Avenida Boa Viagem.
Esta manhã, o grupo se reuniu na sede da prefeitura do Recife, com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. Eles querem voltar ao local. O projeto de requalificação realizado pela pasta restringiu a quantidade de barracas na área e ao todo, sessenta e três ambulantes receberam notificação para deixar a praça. Alguns deles atuavam na área há mais de 20 anos.
O secretário João Braga defende que a medida era necessária, uma vez que praça era um espaço totalmente ocupado, sem oferecer condições das pessoas sentarem nos bancos. Segundo ele, a requalificação inclui a entrega das novas barracas e a construção de banheiros.
Um recadastramento está sendo realizado com os 180 artesãos da pracinha. Apenas aqueles que comecializam produtos feitos com próprias mãos e cumprem as regras do Prodarte, como não vender artigos industrializados e ter um percentual de faltas inferior a 25%, poderão permanecer na praça.
De acordo com o Conselho Gestor dos Artesãos, as novas barracas srão entregues em maio de 2014. A data não foi confirmada pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Um projeto está sendo elaborado para definir o modelo e o tamanho das barracas. Enquanto isso, será feita a entrega provisória de crachás. Depois de concluída a requalificação, o espaço será dividido por segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário