O ato de entrega da arma colabora com a campanha do desarmamento. Polícia Federal considera o objeto inusitado
Publicação: 15/12/2013 16:05
![]() | |
| A granada de morteiro era usada como objeto de decoração na sala de casa (Divulgação/Polícia Federal) |
Em contribuição à campanha do desarmamento, um homem entregou à Polícia Federal em Pernambuco neste domingo (15), uma granada de morteiro. De acordo com a PF, ele usava a munição como item decorativo na sala de casa. Esta é a segunda granada deste tipo que a polícia recebe desde o lançamento da campanha (a primeira foi no dia 29 de novembro deste ano). O recebimento foi considerado inusitado.
A granada de 82mm, possivelmente, tem fabricação soviética. Tudo indica que está inerte, porque não contém o dispositivo necessário para detonação na ponta. Mas, caso ainda haja alguma substância explosiva no seu interior, ainda há riscos de explosão se houver contato com faíscas os calor execessivo. Esse tipo de granada era muito utilizado pelo PAIGC - Partido Africano para a Independência da Nova Guiné e Cabo Verbe.
A munição será entregue ao exército para destruição. Como não é considerada arma, o homem que a entregou não recebeu indenização. Ele teve o anonimato preservado pela Polícia Federal, assim como qualquer pessoa que contribua com a campanha. Quem desejar entregar uma arma ou munição, deve acessar o site www.entreguesuaarma.gov.br ou www.pf.gov.br e emitir uma guia de trânsito.
Desarmamento em Pernambuco
Após 850 dias de campanha, entre 14/05/2011 e 24/11/2013, a Polícia Federal em Pernambuco já recebeu 6.010 armas e 12.010munições. As armas mais entregues no estado são revólveres, espingardas e pistolas. Há 26 postos para entrega em Pernambuco. No Brasil, já foram entregues mais de 600 mil armas voluntariamente, que geraram mais de R$ 9,6 milhões em indenizações.

Nenhum comentário:
Postar um comentário