Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 1 de dezembro de 2013

JUSTILÇA ELEITORAL Mais de 50% dos recifenses ainda fora da biometria

Mais de meio milhão de eleitores não fizeram o cadastro e têm prazo só até 

março. Faltas atrapalham o processo, diz TRE

Publicado em 01/12/2013, às 06h10

Menos de quatro meses para o fim do cadastramento biométrico no Recife, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) revela que menos da metade do eleitorado apto a votar foi submetido a revisão. O prazo se encerra em 22 de março de 2014.

INFOGRÁFICO

biometria
Apenas 514.918 – 46,36% até o último dia 23 – dos 1.159 milhão do eleitores da capital fizeram o recadastramento. Além da baixa procura, o TRE-PE alerta para a grande incidência de faltas por não comparecimentos nos agendamentos, o que acarreta atraso no processo. O recadastramento teve início em 30 de janeiro deste ano.
Segundo estimativa do tribunal, 20% dos eleitores que realizam os agendamentos no Recife pela internet faltam na data para comparecer aos postos e atualizar os dados.
Hoje, o TRE-PE consegue fazer até sete mil atendimentos diários, em seu pleno funcionamento, mas a média atual não ultrapassa cinco mil revisões por dia. Além disso, segundo a coordenadora da biometria do tribunal, Raquel Salazar, pelo menos 10% das vagas ficam ociosas, diariamente, por falta de procura da população.
“O grande problema é que o eleitor agenda o atendimento e no dia não comparece. Isso termina ocupando uma vaga que poderia ser usufruída por outra pessoa”, observa Raquel Salazar. “O sistema detectou, por exemplo, que um eleitor do Recife já marcou quatro agendamentos e em todas as ocasiões faltou. Isso atrapalha o processo”, lamenta a coordenadora da biometria do TRE-PE.
Na tentativa de diminuir o número de não comparecimentos, o TRE-PE incluiu um dispositivo no sistema online que bloqueia novos agendamentos daqueles eleitores faltosos. Significa dizer que aquele grupo que agenda o serviço e no dia falta terá que esperar pelo menos 30 dias para marcar nova data e realizar a revisão. “É uma maneira de chamar as pessoas à responsabilidade”, pondera Raquel Salazar.
Para evitar esse tipo de restrição, a coordenadora da biometria do TRE-PE indica o eleitor a cancelar o serviço antes do dia agendamento. O trâmite é semelhante ao do agendamento e pode ser feito pela internet, através do site do tribunal. Assim, argumenta Raquel Salazar, as vagas antes ocupadas ficam livres para outras pessoas e o eleitor não sofre qualquer tipo de “punição” temporária.
NOVO POSTO
Hoje, o TRE-PE dispõe de dez postos, em bairros descentralizados, para revisão biométrica. Neste mês, o órgão espera abrir mais um local de atendimento, na Caxangá, no prédio do tribunal onde se armazena as urnas eletrônicas. O número de kits a ser implantado ainda não foi definido.
Ao todo, o tribunal regional oferece 180 kits para atendimentos individuais em todos os dez postos. Com esse aparato, o órgão espera realizar mais de 120 mil revisões por mês. Porém, a média, atualmente, está abaixo desse volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário