Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bombas atômicas » Acordo nuclear com Irã pode ser alcançado em alguns meses: Kerry

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 30/09/2013 10:06 

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse neste domingo que pode alcançar um acordo com o Irã se Teerã provar que seu programa nuclear não está sendo usado para a construção de bombas atômicas. Foto: Brendan Smialowski/AFP Photo
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse neste domingo que pode alcançar um acordo com o Irã se Teerã provar que seu programa nuclear não está sendo usado para a construção de bombas atômicas. Foto: Brendan Smialowski/AFP Photo
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse neste domingo que pode alcançar um acordo com o Irã se Teerã provar que seu programa nuclear não está sendo usado para a construção de bombas atômicas.

Em uma entrevista ao programa da CBS, 60 minutos, Kerry disse que o desejo declarado do presidente iraniano, Hassan Rouhani, para um acordo de três a seis meses pode ser alcançado mais cedo se o Irã satisfizer certas condições.

"É possível haver um acordo antes disso, dependendo do quão acessível e claro o Irã estiver preparado para ser", disse Kerry.

"Precisamos de um bom acordo aqui. E um bom acordo significa absolutamente responsável, sem falhas nessas medidas para garantir que é um programa pacífico.

"Se for um programa pacífico e todos pudermos ver isso, se o mundo inteiro vir isso, a relação com o Irã pode mudar drasticamente para melhor e de forma rápida", acrescentou Kerry.  

Os Estados Unidos não considerarão a suspensão de sanções contra o Irã até que se verifique que um "processo claro, verificável e responsável" está em curso, disse o diplomata.

Para Kerry, abrir as usinas de enriquecimento nuclear subterrâneas, nas montanhas próximas à cidade de Qom para inspeção internacional demonstraria que o Irã não tem ambições de produzir armas nucleares. 

"Eles poderiam permitir imediatamente a inspeção da usina de Fordow, uma usina secreta subterrânea nas montanhas", disse Kerry.

"Eles poderiam assinar imediatamente protocolos adicionais da comunidade internacional sobre inspeções. Poderiam parar, voluntariamente, com o enriquecimento a um certo nível, porque não há necessidade de um enriquecimento de alto nível para um programa pacífico".

Os comentários de Kerry foram feitos em um contexto de clara melhor das relações entre Washington e Teerã nos últimos meses, que culminou com uma ligação telefônica entre Rouhani e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na sexta-feira.

A reaproximação aumentou as perspectivas de um acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Os países ocidentais insistem há tempos que o Irã desenvolve armas nucleares, enquanto o país retruca que a natureza de seu programa é inteiramente pacífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário