Deputado oficializou saída de toda executiva do PSB no Ceará (Foto: Roberto Pereira/PSB)














Por Jumariana Oliveira
Da Folha de Pernambuco
No momento em que tenta projetar seu nome nacionalmente, o governador Eduardo Campos (PSB) foi informado sobre uma notícia, no mínimo, desagradável. Na última sexta-feira (27), Campos recebeu uma carta do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque, onde foi noticiada a desfiliação de 340 detentores de mandatos ligados ao grupo do governador do Ceará, Cid Gomes. Além do gestor cearense, o PSB perdeu o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, quatro deputados federais, nove estaduais, e mais 37 prefeitos e 287 vereadores. Também deixou a legenda o ex-ministro Ciro Gomes.
A formalização das desfiliações foi feita no início da noite de ontem, na sede provisória do Governo do Estado. O deputado José Albuquerque veio ao Recife representando o grupo do governador Cid Gomes. Mesmo diante do mal-estar vivenciado por Eduardo e o grupo dos Gomes nos últimos dias, o encontro foi cordial, segundo o relato de Albuquerque. “Transmiti ao governador Eduardo Campos os encaminhamentos que foram tomados na reunião realizada na última quinta-feira (26), em Fortaleza, de forma bastante objetiva e com muita tranquilidade de ambas as partes”, disse o deputado, por meio de nota.
O parlamentar entrou e saiu da sede do Governo sem falar com a Imprensa. Ainda de acordo com a nota enviada por Albuquerque, as lideranças políticas que deixaram o partido receberam convite para se filiarem a diversas siglas. No entanto, as definições sobre as mudanças partidárias só devem ocorrer na próxima semana. A Justiça Eleitoral determina o prazo de um ano antes da eleição para troca de partidos, ou seja, até o dia 5 de outubro. O grupo político dos Gomes decidiu deixar o partido juntamente com irmãos cearenses, que não aceitaram a decisão do PSB de entregar os cargos que tinha no Governo Federal. Ciro e Cid Gomes defendem o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
PERNAMBUCO
O deputado estadual Marcantônio Dourado formalizou, ontem, sua filiação ao PSB. Ele deixou o PTB porque, de acordo com interlocutores do parlamentar, suas bases eleitorais são redutos socialistas. Se ainda continuasse no seu antigo partido, Dourado poderia ter dificuldade de se reeleger, já que o PSB e o PTB deverão estar em palanques diferentes no próximo ano.