Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PATRIMÔNIO Edifício Caiçara é demolido em Boa Viagem

O alerta foi dado na manhã desta sexta-feira nas redes sociais

Publicado em 27/09/2013, às 13h05


Do JC Online

Um alerta dado nas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (27) provocou um grande susto e indignação de moradores do Recife, principalmente da Zona Sul da cidade. O Edifício Caiçara, um dos mais antigos da cidade, localizado na Avenida Boa Viagem, no Pina, começou a ser demolido. Imagens do prédio, metade em ruinas, foram postadas no Facebook e foram alvos de vários comentários. "Estou chocada. Eu, e mais meio milhão de recifenses pelo menos, era apaixonada por aquele prédio. E o processo de tombamento? O que aconteceu?", lembrou Albanise Pires, na internet.

O pedido de proteção foi apresentado ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em outubro de 2011. No primeiro dia de dezembro do mesmo ano, a Fundarpe publicou o edital de tombamento provisório no Diário Oficial do Estado. 

“Um grupo de quatro pessoas fez a solicitação ao governo”, disse, na época, a arquiteta da Fundarpe Fátima Tigre. O Caiçara é um prédio de três pavimentos construído no fim da década de 30, em estilo arquitetônico neocolonial. Tem seis apartamentos – dois por andar – e é um exemplo das primeiras construções verticais da orla.

Requisitado por integrantes do Movimento Salve o Caiçara, o tombamento definitivo seria definido pelo Conselho Estadual de Cultura. Como está sob proteção, até o desfecho do processo, não pode ser demolido. Uma construtora permutou os apartamentos por área construída em novo prédio, projetado para ocupar o lugar do Caiçara. 

O último morador desocupou o apartamento em março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário