Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 29 de setembro de 2013

PAULISTA Janga terá obras de contenção do avanço do mar

Governador e ministro da Integração Nacional visitram neste sábado obra em Pau Amarelo

Publicado em 28/09/2013, às 20h50

Do JC Online

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Depois de Pau Amarelo, em Paulista, a próxima praia a receber obras de contenção no município é a do Janga. Até dezembro, será iniciada a licitação de um trecho de 500 metros, que inclui 4 pontos de intervenção. A expectativa é que as ações sejam concluídas até fevereiro de 2014. O investimento será de R$ 13 milhões. Ontem o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o governador Eduardo Campos visitaram as obras em Pau Amarelo.
Dos dois quilômetros previstos para receberem a bagwall, sistema que consite na construção de uma espécie de arquibancada com sacos de concreto para limitar o impacto da maré e evitar que o ma avance, 250 metros estão sendo trabalhados. As obras iniciaram em agosto e devem ser concluídas em janeiro do próximo ano.
De acordo com o coordenador da obra e secretário de Meio Ambiente do Paulista, Fábio Barros, o objetivo da estrutura é conter o mar, mas existe a expectativa de que haja uma engorda natural da praia. “O uso de bagwall teve esse resultado em outros cinco pontos onde foi aplicado nos estados de Alagoas e do Ceará”, disse.
O trabalho de contenção do avanço do mar tem início pela Rua Nossa Senhora Aparecida, nas proximidades do Forte de Paulista, e se estenderá até a Rua Malta, no limite com o bairro de Nossa Senhora do Ó. Para o comerciante André Luiz Costa, 44 anos, filho da aposentada Julieta Alves da Costa, 69 anos, que mora ao lado da casa derrubada pelo mar em abril, o sentimento é de alívio. “Nos disseram que a nossa casa está incluída no trecho beneficiado pelas obras. A alegria é grande, viu? Estamos na torcida de que isso realmente aconteça porque a água já chegou a entrar na casa da minha mãe nas marés cheias e eu temia pela vida da minha família”, desabafou André Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário