Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 31 de maio de 2015

Ranking do Ministério da Saúde » Recife, a capital nordestina do cigarro

No dia em que se celebra o combate ao tabagismo, especialistas pregam campanhas voltadas para os jovens

Publicação: 31/05/2015 20:29 Atualização:

Tudo começou como moda de escola. O advogado Thiago Sales, na época com 16 anos, queria acompanhar os amigos na curtição. Entre um trago e outro, já se passaram 13 anos e a carteira de cigarro permanece no bolso. “Sou fumante ocasional e consigo passar dias sem fumar”, pondera. Thiago é parte dos 10,3% de recifenses que fumam. Apesar de ser a 10º capital do país em número de fumantes, a cidade é a primeira do Nordeste no ranking do Ministério da Saúde.

Dados da pesquisa Vigitel 2014, divulgados na semana passada, mostram que a líder é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A cidade do Nordeste mais próxima do Recife na lista é João Pessoa, na Paraíba, onde 8,4% da população se declara fumante. Em Pernambuco, a quantidade de fumantes caiu 20% desde 2009, mas o estado também amarga uma posição difícil nessa corrida. É o segundo no Brasil com a maior quantidade de fumantes passivos em ambientes fechados de trabalho.

Na data em que é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, os especialistas comemoram a redução na quantidade de fumantes, mas fazem o alerta para a necessidade de aumento de campanhas direcionadas a jovens. O designer e projetista Maxwell Pereira, 24 anos, deu o primeiro trago pela primeira vez há 10 anos, no início da adolescência. Ele chegou a parar durante três anos, mas aos 21 descobriu o narguilé e, com o passar do tempo, retomou a prática.

“Era casado e depois da minha separação aumentei a intensidade e a frequência dos cigarros. Ligo muito à minha ansiedade e ao hábito, pois sempre fumo quando estou andando para ir à faculdade e sinto falta se não fizer.”

Maxwell não está errado. Segundo a técnica do programa de tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Graça Maciel, o tabagismo é uma dependência em três níveis: psicológica, pela nicotina e também pelo condicionamento, quando a pessoa liga o cigarro a outras atividades diárias. “Trabalhamos nas unidades de saúde com o tratamento, e também com a prevenção nas escolas, com alunos e professores.”

Para o pneumologista do Real Hospital Português e professor da UFPE, Blancard Torres, reforçar as campanhas com os jovens é determinante. “As pessoas deixam de fumar porque doenças graves começam a aparecer. O fumante começa a querer recuperação depois dos 40 anos, mas a experimentação, na juventude, permanece sem atenção.” Segundo ele, o tabagismo afeta a performace cognitiva de crianças e adolescentes. Um fumante tem uma expectativa de vida 10 anos menor.

130 agentes antifumaça
O rigor contra o fumo em ambientes fechados aumentou no fim do ano passado, com a lei federal 8.262. No Recife, foi acordado prazo até março para que os estabelecimentos se adequassem às novas regras. Quem descumpri-las está sujeito a multas de até R$ 400 mil. Cento e trinta pessoas são responsáveis pela fiscalização.

Ao todo, 417 estabelecimentos foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária este ano - 52 foram notificados, 14 receberam auto de infração e 2 receberam termos de inutilização de produtos. Segundo a gerente de Vigilância Sanitária Adeílza Ferraz, as infrações mais comuns nos bares são toldos do lado de fora, na Zona Norte, e cinzeiros na Zona Sul. Na terça-feira, o Recife terá programação com oficinas de alimentação saudável, saúde bucal, reike e outras atividades.

Posicionamento » "Câmara não vai ficar refém dos que ficam contrariados", diz Eduardo Cunha

No Twitter, o político postou que a próxima polêmica após a conclusão da reforma política será a redução da maioridade penal


Publicação: 31/05/2015 22:05 


"A Câmara não vai ficar refém dos que não querem que nada que os contrariem seja votado, ameaçando ir à Justiça toda vez que perdem no voto", postou neste domingo (31/5), em seu Twitter, o presidente da Casa, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A postagem foi feita um dia após um grupo de mais 60 deputados, de seis partidos, entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) com um mandado de segurança contra a decisão da Câmara que, na votação da reforma política, no artigo que trata do financiamento de campanha, votado esta semana, primeiramente rejeitou e depois aprovou o financiamento empresarial de partidos.

No documento, os parlamentares dizem que é inconstitucional a forma como a Emenda Aglutinativa 28 foi processada por violar o Artigo 60, Parágrafo 5º, da Constituição. “A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa”.

No Twitter também, Eduardo Cunha postou que a próxima polêmica após a conclusão da reforma política será a redução da maioridade penal.

RELIGIÃO Aniversário de morte de frei Damião é lembrado no Recife

Devotos compareceram ao Convento de São Félix de Cantalice para rezar e agradecer graças 


alcançadas

Publicado em 31/05/2015, às 21h00

Da Editoria Cidades

No túmulo de frei Damião, as homenagens dos devotos / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem



No túmulo de frei Damião, 



as homenagens dos devotos



Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Frei Damião de Bozzano, o frade capuchinho conhecido pelas missões que fazia no Nordeste brasileiro, recebeu homenagens neste domingo (31) pelo 18º aniversário de sua morte, no Convento de São Félix de Cantalice, localizado no Pina, bairro da Zona Sul do Recife. “Para mim, ele já é um santo e vai me proteger”, declara Joana Maria Lopes, 81 anos, dizendo que torce pela canonização do religioso. O pedido está sendo avaliado pelo Vaticano.

Transformado em santuário, o convento do Pina abriu as portas aos romeiros desde quinta-feira passada (28), com uma série de eventos para reverenciar o frade italiano que nasceu em 1898 e morreu em 31 de maio de 1997, no Recife. Segundo os capuchinhos, cerca de 60 mil pessoas passaram pelo santuário, onde frei Damião encontra-se sepultado, de quinta-feira ao domingo.
“Venho todos os anos para agradecer pelas graças alcançadas”, afirma a dona de casa Luciana Cavalcanti, moradora de Paulista, município do Grande Recife. Ela credita a frei Damião as melhoras de saúde do filho Saulo José, quando o rapaz fazia tratamento para problemas nos rins. “Meu filho passou três meses na UTI, entubado e desenganado pelos médicos. Pedi e fui atendida. Saulo recebeu alta e saiu daquela situação. Infelizmente, o coração não aguentou e ele morreu em julho passado (2014)”, relata.
Luciana disse que não participou de missas e procissões com o frade, mas conversava com ele no convento do Pina. “Quando eu chegava, ele perguntava logo se eu era casada. Frei Damião não aceitava duas pessoas morando juntas sem o casamento”, recorda. “Não fui ao enterro porque quando ele morreu meu filho, que ainda era uma criança, estava internado. Mas meu marido participou”, acrescenta.

GALERIA DE IMAGENS

Devotos prestam homenagem a frei Damião no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina (Recife)
Legenda

Anteriores
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Bobby%20Fabisak/JC%20Imagem
Próximas





Espírita kardecista, Marilene Santos esteve no santuário domingo (31) à tarde, debruçou-se sobre o túmulo do religioso e agradeceu a cura de um câncer de mama. “Além de agradecer, pedi para ele olhar por mim e por todos os outros necessitados”, diz ela. “Sou espírita, mas respeito as diversas religiões. Deus está em todos os ambientes onde existe o sentimento de amor e perdão, isso independe do lugar onde você esteja”, comenta.

Marilene visitou o convento pela segunda vez e disse que recorreu ao capuchinho por orientação da irmã, seguidora da religião católica. “Frei Damião é um espírito iluminado”, destaca. A doméstica Francisca Maria da Conceição informa que não costuma ir ao santuário todos os anos. “Hoje (31 de maio), vim pedir por amigas que estão doentes, internadas em hospital ou em casa”, diz ela.

Romeiros e devotos acompanharam as homenagens com reza, louvor e música. Frades também ficaram à disposição do público para ouvir confissões individuais. Pela manhã, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou missa no local.

LAZER Recife Antigo de Coração é ponto de encontro no último domingo do mês

Evento é organizado no Bairro do Recife, pela Secretaria de Turismo e Lazer da cidade

Publicado em 31/05/2015, às 21h08

Da Editoria Cidades

Maracatu anima a Rua Mariz e Barros, no Bairro do Recife / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem



Maracatu anima a Rua Mariz e Barros,



 no Bairro do Recife



Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Com as ruas sem carros e programação gratuita ao ar livre, centenas de pessoas ocuparam o Bairro do Recife, na área central da capital pernambucana, na 27ª edição do programa Recife Antigo de Coração. A brincadeira começou às 8h deste domingo (31) e termina logo mais, às 22h. O próximo evento já tem data programada: o último domingo de junho, dia 28, véspera de São Pedro.


“É um espetáculo, esse evento não pode deixar de acontecer jamais. É uma opção de lazer para todas as idades e envolve sentimento e cultura, isso é muito importante”, afirma a artesã Jailde Lemos, que se divertia com a amigas na Rua da Moeda, onde foi montado palco para shows musicais de samba e forró. Do mesmo ponto, ela acompanhava um ensaio de maracatu na Rua Mariz e Barros.

a Praça do Arsenal, outro foco de animação do programa, a dona de casa Jacy Maria Barbosa, aguardava a orquestra subir ao palco para começar a festa batizada Dançando na Rua. “É muito bom, venho sempre e quando gosto da orquestra, danço muito”, diz ela, enquanto observava apresentações de bailarinos e dançarinos em via pública.

Moradora de Afogados, na Zona Oeste do Recife, Jacy informa que aprecia o clima festivo que toma conta do bairro a cada Recife Antigo de Coração. “É uma animação bonita e muita gente na rua. Não tenho preferência. Quando chego cedo, dou uma olhada em tudo. Mas, se chegar já de noite, vou direto para a Praça do Arsenal”, declara.

Em outro ponto de encontro, a Praça do Marco Zero, a jovem Bruna Ferreira chamava a atenção pela cena inusitada. Alheia à música que vinha do palco, ao burburinho das pessoas para lá e para cá e ao ziguezaguear dos patins, skates e bicicletas, Bruna estava sentada num banco, compenetrada na leitura do livroCidades de Papel, de John Green.

“Eu consigo me concentrar”, responde, ao ser abordada. Bruna mora em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e não sabia que o bairro estaria fechado para eventos ontem. “Marquei com uma pessoa e para minha surpresa, o lugar está lotado. Achei legal. Sem isso, estaria um vazio por aqui”, observa.

O Recife Antigo de Coração é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, realizada no último domingo de cada mês, com música, dança, esportes, exposições e brincadeiras infantis.

SEGURANÇA PM usa WhatsApp para combater o crime

Grupos de moradores da Zona Norte estão diretamente conectados com a polícia, através da 


ferramenta de bate-papo

Publicado em 30/05/2015, às 14h30



Ciara Carvalho


ciaracalves@gmail.com


Ferramenta está sendo usada pelo 11º Batalhão, sediado em Apipucos / Guga Matos/JC Imagem



Ferramenta está sendo usada pelo




 11º Batalhão, sediado em Apipucos




Guga Matos/JC Imagem

- Boa tarde, pessoal! Tivemos uma atitude suspeita agora em nosso estabelecimento. Um cidadão estranho com a camisa do Real Madri, cor branca, ficou na porta da loja, olhou para dentro, mexeu na bermuda, deu um tempo e depois foi embora.

– Essa pessoa passou por aqui também na frente da minha farmácia, com a mesma atitude suspeita.

- Deve tá fácil de encontrar. Camisa branca, do Real Madri, número 8.
– Ok. Registrado. Viatura seguindo para o local agora para averiguar.

A conversa travada entre dois comerciantes do bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, e um oficial da Polícia Militar se deu no WhatsApp, uma das ferramentas de bate-papo mais usadas da internet móvel e a mais nova arma da polícia para ajudar no combate ao crime. A experiência, implantada há quatro meses, pelo 11º Batalhão em oito bairros da Zona Norte, deixa o cidadão conectado online com a PM. Por enquanto, os grupos criados reúnem seguidores de áreas específicas. Três estão funcionando: um de comerciantes, outro com representantes de agências bancárias e um terceiro com gestores de escolas públicas e particulares. Agora, quando o morador tem uma demanda, manda um zapzap direto para a polícia.

A reportagem acompanhou uma dessas ocorrências, na última quarta-feira (27). Outra comerciante, também da Tamarineira, mandou uma mensagem informando sobre um suspeito que estava rondando a sua loja. Passou as características físicas e imediatamente o batalhão enviou uma equipe de motos para o local. Dois rapazes que estavam em atitude suspeita, segundo a polícia, foram revistados, mas nada foi constatado e eles acabaram liberados. A troca de informações pelo zapzap, no entanto, já resultou em prisões, apreensão de armas e recuperação de objetos roubados.

A novidade tem recebido a aprovação dos moradores da área. “A sensação de segurança aumentou. Agora a gente vê uma situação estranha e já fala diretamente com a polícia. A resposta é imediata. E, quando os policiais chegam, muitas vezes nem perdem tempo indo no estabelecimento. Com as características dos suspeitos passadas pelo WhatsApp, os PMs já vão direto tentar fazer as abordagens”, conta a comerciante Nildecy Andrade, dona de uma farmácia na Tamarineira. Antes da iniciativa, seu estabelecimento havia sido alvo de dois assaltos em menos de um mês. Assustada, ela e o marido tomaram a iniciativa de procurar o batalhão e propor o uso da ferramenta. Hoje o grupo de comerciantes do bairro já tem 25 participantes.





Em pouco tempo, a ideia se expandiu para agências bancárias e escolas da região. O primeiro grupo conta com 40 pessoas cadastradas. O segundo reúne 29 seguidores ligados a 14 colégios. A divulgação das imagens via zapzap tem ajudado a polícia a atuar além da jurisdição do 11º Batalhão. No início deste mês, as fotos de um suspeito de assaltar uma agência do Itaú em Olinda, no Grande Recife, foram parar no WhatsApp do grupo de agências bancárias e os policiais conseguiram identificar o acusado, que terminou sendo preso em casa, no município de Paulista, também na Região Metropolitana.

Por mexer com informações confidenciais, a confiabilidade é essencial para garantir a efetividade das ações. Por isso, os primeiros grupos criados são restritos aos setores que a polícia identificou como prioritários, em função das demandas na área de segurança. Por enquanto, a ferramenta não está aberta à participação de pessoas físicas em geral. “Temos recebido muitas solicitações, mas é fundamental ter um rigoroso controle dos seguidores para reduzir o risco de trotes ou vazamento de informações”, explica o coronel Ronaldo Tavares, comandante do 11º Batalhão. Questionado se o uso da ferramenta pode gerar excessos por parte dos integrantes do grupo, o coronel diz que, por enquanto, isso não aconteceu. “Como todo canal de comunicação com a polícia, o risco de circulação de informações falsas ou distorcidas não está totalmente afastado, mas o uso tem sido feito com muita responsabilidade. Ajuda também o fato de todos os participantes serem identificados”, avalia o oficial.

Para o coronel Ronaldo Tavares, a iniciativa tem sido bem recebida porque a ferramenta ajuda a dar uma resposta mais rápida ao cidadão. “Tem sido uma alternativa importante para aproximar a população e compartilhar informações que ajudam não apenas na ação repressiva, mas, sobretudo, na prevenção. Essa conexão direta repercute na sensação de segurança e estreita a relação e a confiabilidade do cidadão no trabalho da polícia. O desafio é aumentarmos cada vez mais o número dos grupos sem perder essa capacidade de resposta”, diz o coronel.

Por enquanto, oito bairros estão no raio de ação do WhatsApp do 11º Batalhão, responsável pelo policiamento em parte da Zona Norte: Casa Forte, Casa Amarela, Apipucos, Tamarineira, Jaqueira, Santana, Poço da Panela e Parnamirim, todos locais nobres da cidade. A próxima expansão será em direção ao bairro da Macaxeira, também na mesma região. “Lá, vamos cadastrar inicialmente um grupo de comerciantes. Em cada grupo podem participar até 100 pessoas”, explica o capitão Rodrigo Grisi, oficial responsável pela administração dos grupos de WhatsApp monitorados pelo batalhão. Outro passo é a criação de um grupo com síndicos de prédios residenciais de Casa Forte. A ideia é mapear as ruas onde há maiores índices de violência, como assaltos e furtos, e cadastrar os representantes dos condomínios dessas áreas.

sábado, 30 de maio de 2015

Meio Ambiente » Peixes-bois são levados para Itamaracá e agora aparecem em Pau Amarelo

Equipe do Centro Peixe-Boi faz nova operação nesta tarde de sábado para monitorar os
 animais marinhos que estão próximo à praia de Pau Amarelo, em Paulista


Publicação: 30/05/2015 18:25


Natalia e Clara estão sendo monitoradas via satélite. Foto:	CMA/ICMBio/Divulgacao
Natalia e Clara estão sendo monitoradas via satélite. Foto: CMA/ICMBio/Divulgacao
Depois de uma operação para remover os peixes-bois fêmeas Clara e Natália da bacia do Pina para a Ilha de Itamaracá, na noite da última sexta-feira, veterinários do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) voltam nesta tarde de sábado a fazer nova saída para monitorar os dois animais marinhos. Clara e Natália foram resgatadas e colocadas próximo à Coroa do Avião, em Itamaracá, mas nessa tarde, já encalharam na Praia de Pau Amarelo. Veterinários temem que a população interajam com os peixes-bois, oferecendo comida ou até mesmo machucando os animais marinhos.

Clara e Natália, que têm cerca de três anos e meio de idade, são monitorados por meio de uma antena via satélite. Eles foram reintroduzidos ao mar em Porto de Pedra, em Alagoas, em abril passado, após passar por um período cativeiro em ambiente natural. Não se sabe qual o destino dos animais, que têm chips e marcação por rádio transmissor, o que permite o acompanhamento da localização por GPS.

“Estamos fazendo uma campanha de educação ambiental. Eles são animais costeiros, não são de alto-mar. Queremos manter a segurança e acompanhar o trajeto deles. Pedimos para quem não forneçam comida, nem água. Nem batam nos animais”, pediu a veterinária Fernanda Attademo, coordenadora do CMA, que acompanha a operação neste sábado. Segundo ela, a equipe de veterinários irá observar a necessidade de se realizar uma nova transferência.

Manifestação » Onda de protestos contra terceirização e ajuste fiscal toma conta do país

Em quase todos os estados, trabalhadores de diversas categorias foram às ruas se 
manifestar

Publicação: 30/05/2015 16:31 


Metalúrgicos, bancários, petroleiros, motoboys, motoristas e cobradores de ônibus, metroviários, professores, entre outras categorias profissionais, saíram às ruas das principais cidades do país, ontem, para protestar contra o projeto de terceirização, que será votado no Senado, e contra as medidas de ajuste fiscal, já aprovadas no Congresso, que restringem direitos trabalhistas e previdenciários. O Dia Nacional de Paralisação e Manifestações foi organizado por sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a outras cinco centrais sindicais (CTB, CSP-Conlutas, Intersindical, UGT e Nova Central) e por movimentos sociais, como o dos trabalhadores sem-terra (MST). Segundo a direção da CUT, em quase todos os estados e no Distrito Federal houve algum tipo de ato, protesto, manifestação ou paralisação.
Não foi divulgado um número consolidado de quantos trabalhadores e militantes aderiram aos protestos, mas, desde o início da manhã, estradas foram bloqueadas, montadoras e fábricas foram fechadas, agências bancárias interromperam atendimento e o transporte público não funcionou. “Há a possibilidade de greve geral no país, por conta das medidas que estão sendo aprovadas pelo Congresso, o ritmo acelerado com que as votações estão acontecendo. Isso será discutido, sim”, afirmou Adi dos Santos Lima, presidente da CUT-SP.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, classificou as manifestações como “uma expressão da democracia brasileira”. “Estamos acompanhando, dialogando, mas estamos muito seguros das medidas tomadas pela presidente Dilma Rousseff para antecipar um novo ciclo de desenvolvimento do país, com crescimento econômico e emprego de qualidade. O que não podemos aceitar é um padrão de violência e desrespeito ao direito do cidadão”, disse o ministro, que participou ontem em Belo Horizonte, do Fórum Dialoga Brasil.

Em Belo Horizonte, passageiros encontraram as 19 estações do metrô fechadas, apesar da determinação de escala mínima feita pela Justiça do Trabalho. Motoristas e cobradores engrossaram as paralisações em terminais de ônibus no horário de pico. Metalúrgicos fecharam a Avenida Amazonas, na Cidade Industrial. Outro grupo da categoria ocupou a BR-040, em Congonhas, na Região Central de Minas. No Centro da capital, representantes dos sem-terra chegaram a fechar o trânsito perto da Praça da Estação e, depois, outro grupo ocupou o prédio do Ministério da Fazenda. Servidores municipais, que estão em greve, fizeram passeata pelo Centro e se concentraram na Praça Sete, onde receberam apoio de outras categorias. Várias agências bancárias também foram fechadas no hipercentro e à noite mais protestos fecharam de vias na região.

No ABC paulista e na região de São José dos Campos, cerca de 65 mil metalúrgicos que trabalham em montadoras e autopeças cruzaram os braços, segundo os sindicatos da categoria. Os trabalhadores da Volkswagen, Scania, Merdeces-Benz, Ford e General Motors paralisaram a produção o dia todo. Houve ainda atraso de três horas na entrada do primeiro turno da Embraer e paralisações parciais em outras empresas.

Na capital paulista, as manifestações ocorreram em várias regiões. O maior ato em São Paulo foi registrado na Praça da República, Região Central, com a participação de professores da rede estadual de ensino em greve desde o dia 13 de março, centrais sindicais e movimentos sociais. O caso mais grave ocorreu durante o protesto de alunos e funcionários da Universidade de São Paulo (USP), que terminou em conflito. Policiais atiraram bombas de efeito moral e balas de borracha. Uma jovem levou um soco no rosto de um PM e um aluno foi detido. Um policial flagrado atirando em direção aos manifestantes de dentro de uma viatura foi afastado por ter usado um procedimento "totalmente irregular".

No Rio, um grande ato na região da Candelária também reuniu milhares de trabalhadores de diversas categorias. Em Porto Alegre, apesar de uma decisão judicial que proíbe a realização de piquetes, funcionários do metrô e de ônibus da região interromperam o expediente. Na Bahia, manifestantes fecharam rodovias e, em Salvador, as linhas dos trens que fazem a ligação do Subúrbio Ferroviário à Cidade Baixa não funcionaram.

No Recife, em um protesto que reunia metalúrgicos e integrantes do MST, 14 pessoas foram detidas por desacato, resistência, dano ao patrimônio e desobediência. Ônibus e metrô também pararam. Em Vitória (ES), houve protestos em frente ao câmpus da Universidade Federal do Espírito Santo. No Paraná, professores em greve e demais servidores públicos do estado seguiram em caminhada até a sede do governo estadual, no Centro Cívico – para lembrar o um mês do 29 de abril, quando professores e educadores foram reprimidos pela polícia de forma violenta e pelo menos 200 pessoas ficaram feridas.

NEGÓCIOS Chesf tem lucro R$ 386,4 milhões no primeiro trimestre de 2015

DESEMPENHO Resultado foi 94,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado

Publicado em 30/05/2015, às 08h00


O lucro da Chesf foi puxado pelo aumento da receita na transmissão e porque as aplicações renderam mais / JC Imagem



O lucro da Chesf foi puxado pelo aumento da



 receita na transmissão e porque as


 aplicações renderam mais


JC Imagem

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) apresentou um lucro de R$ 386,4 milhões no primeiro trimestre de 2015, sendo 94,3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando ficou em R$ 198,9 milhões. Puxaram a performance da estatal o aumento da receita operacional na área de transmissão e o resultado financeiro.

“A receita operacional cresceu em R$ 123,4 milhões, devido às vendas de energia no mercado de curto prazo e ao incremento da receita na operação e manutenção das linhas de transmissão”, explica o gerente do departamento de Contabilidade da Chesf, Fernando Antonio Cavalcanti. Esse aumento também está relacionado aos novos empreendimentos de transmissão que entraram em operação depois de abril do ano passado.
O resultado financeiro da estatal foi R$ 129,7 milhões superior ao alcançado no primeiro trimestre de 2014, por um motivo muito simples: a alta da inflação fez algumas aplicações da empresa renderem mais. Desde 2013, a estatal está vendendo a energia gerada por suas hidrelétricas mais barata, para cumprir a lei 12.783 do governo federal que pretendia baixar a conta de luz para os consumidores finais em 16%, o que não ocorreu.
Diminuíram os investimentos da estatal no primeiro trimestre deste ano, quando foram empregados R$ 371,6 milhões, contra os R$ 616,1 milhões investidos no primeiro trimestre de 2014.

GREVE

Os funcionários da Chesf decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira. Os servidores da área operacional vão trabalhar normalmente, segundo o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco, José Gomes Barbosa. Os trabalhadores reivindicam o pagamento da Participação no Lucro e Resultado (PLR) na proporção de 1,52 salário por funcionário. “A categoria não aceitou a argumentação de que a receita na geração da energia caiu em 2014 porque isso ocorreu em função de uma política do governo federal”, diz Barbosa.

SOLAR Governo de Pernambuco lança programa para financiar sistemas fotovoltaicos

O financiamento cobrirá até 80% do valor máximo do projeto

Publicado em 30/05/2015, às 08h02


Da Editoria de Economia

Sistemas fotovoltaicos serão financiados com recursos do Banco do Nordeste. Governo do Estado está à frente do projeto / Bernardo Soares/ JC Imagem



Sistemas fotovoltaicos serão financiados com recursos 



do Banco do Nordeste. Governo do Estado 



está à frente do projeto


Bernardo Soares/ JC Imagem

Os micro ou pequenos empreendedores que pretendem gerar energia para, num longo prazo, pagar uma conta de luz menor poderão implantar um sistema de geração de energia solar no telhado da sua firma com financiamento público. O governador Paulo Câmara (PSB) lançou ontem o programa PE Solar que poderá emprestar 80% de projetos no valor de até R$ 300 mil para implantação de sistemas de geração fotovoltaica que produzem energia a partir da radiação do sol. Serão disponibilizados R$ 5 milhões com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) operado pelo Banco do Nordeste (BNB).

O governo do Estado concedeu a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a venda da energia a ser gerada por geração solar. “Apostamos muito em energias renováveis. Tanto em termos de custo, como de produtividade. Vamos fazer com que essas experiências se multipliquem para que possamos ter um Estado cada vez mais equilibrado e focado no futuro, pensando nas novas gerações”, resumiu Paulo. A expectativa do governo é de que sejam financiados pelo menos 150 projetos nessa primeira etapa do programa.

Os financiamentos serão operados pela Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe). As empresas poderão financiar sistemas de microgeração – que podem gerar até 100 quilowatt ( kW) – ou de minigeração, aqueles com uma potência para produzir de 101 kW a 1 megawatt (MW). 

Ainda durante o lançamento, foi assinado um termo de compromisso entre o Governo do Estado e a Cooperativa dos Industriais de Panificação do Estado de Pernambuco (Coopancosi) para estimular a implantação de sistemas fotovoltaicos na cadeia de produção de alimentos. “A previsão é que cerca de 20% das 1,4 mil padarias instaladas no Grande Recife devem aderir ao programa”, conta o presidente da Coopancosi, José Cosme da Silva. 

Ele considerou a iniciativa “um presente” porque os custos da energia subiram muito, representando 15% das despesas totais de uma padaria. José Cosme será um dos primeiros a implantar um sistema desse tipo com um financiamento de R$ 68 mil pelo programa. “Isso vai reduzir em 40% os gastos que o nosso empreendimento tem com a conta de luz”, conclui.

TELEFONIA 9º dígito em Pernambuco passa a valer neste domingo

A dica é consultar as operadoras e verificar o aplicativo disponível para inclusão automática do 9

Publicado em 30/05/2015, às 05h00


Da Editoria de Economia



Os números ficarão desta forma: 9XXXX-XXXX / Divulgação Anatel


Os números ficarão desta forma: 9XXXX-XXXX


Divulgação Anatel

Começa a valer a partir da 0h deste domingo a inclusão do 9º dígito nos números de celulares em Pernambuco e também Alagoas, Ceará, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte (DDDs 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89). Significa que o usuário terá que acrescentar o “9” também antes dos números que sejam dessas localidades. 

Ainda ficaram de fora Bahia e Sergipe, que receberão a edição em outubro, juntamente com Minas Gerais. A implantação já vale para São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Roraima, Amapá e Maranhão. E será feita em todo o País até o fim de 2016.

A adição, explica a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é necessária para atender à crescente demanda pelo serviço móvel no Brasil, aumentando as combinações entre os números e assim ampliando o volume de linhas disponíveis. Os números, então, ficarão desta forma: 9XXXX-XXXX.

Caberá ao próprio consumidor fazer as alterações na agenda de contatos. A dica é consultar as operadoras – que estão enviando mensagens de orientação aos usuários, além de publicações – e verificar o aplicativo disponível para inclusão automática do 9. Assim evita-se mudar a agenda número por número. Todas as operadoras lançaram apps. Basta entrar no site da empresa, informar-se e seguir as orientações dadas.

Para que o consumidor se acostume e a rede se adapte, as ligações com oito dígitos ainda serão completadas por um tempo depois de 31 de maio. Gradualmente, haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas com oito dígitos não serão mais completadas, assim como mensagens SMS e MMS também não serão enviadas. 

Telefones fixos continuam com oito dígitos, bem como números que são usados como terminais de rádio. O Whatsapp informou que não é preciso criar uma nova conta. As mensagens continuarão chegando normalmente, mas pode acontecer de o usuário ver duas entradas de conversas diferentes para um mesmo contato.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Telinha » Patrimônios vivos de Pernambuco são destaque em nova série da Globo

Dirigida por Lula Queiroga, "Na estrada do sempre" terá 10 documentários sobre artistas 
da terra

Publicação: 28/05/2015 09:03 


Cantora Selma do Coco, falecida neste ano, também será homenageada. Crédito: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Cantora Selma do Coco, falecida neste ano, também será homenageada. Crédito:

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Cinco projetos de séries de documentários para TV estão sendo desenvolvidos pela Luni Produções. Um deles é Patrimônio vivo - Na estrada do sempre, aprovado pelo edital do Funcultura em 2013. A produção contempla sete episódios sobre 33 artistas e grupos culturais agraciados com o título em Pernambuco. Com apresentação do percussionista Lucas dos Prazeres, a atração será exibida na Rede Globo, a partir do dia 7 de julho, e no canal Futura, ainda sem data.

A ideia do projeto, dirigido por Lula Queiroga, nasceu há dois anos. “Lucas dos Prazeres visitou todos na época da gravação. Fizemos homenagens póstumas aos que já se foram, deixando o legado de sua arte”, destaca a produtora Danielle Hoover. Entre eles, o sanfoneiro Camarão e a cantora Selma do Coco. A cirandeira Lia de Itamaracá é uma das entrevistadas. A Luni também produziu nova temporada para o Causos e cantos, programa que será exibido na Rede Globo Nordeste, no dia 4 de junho, com apresentação do poeta Antônio Marinho, sobre a poesia do Vale do Pajeú. 

Uma nova temporada do Brasil adentro - Música de Pernambuco, prevista para ser exibida no Canal Brasil, está em fase de edição. As gravações começaram neste ano no estado e contam com Charles Gavin, Paula Vieira, Geraldo Magalhães e Lula Queiroga envolvidos no projeto. A Luni inscreveu mais dois projetos em editais. “Apresentamos a série de documentários Arquibancadas para o edital CineBrasil TV. Fala sobre personalidades do mundo artístico que fazem paralelo com os times do coração”, antecipa.