Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

OBRA INACABADA Túnel da Abolição amanhece alagado após madrugada de chuva

Passagem de carros e motos está bloqueada enquanto o túnel estiver inundado

Publicado em 28/05/2015, às 07h28

Do JC Online

Apenas ônibus e caminhões podiam passar pelo túnel / Foto: Guga Matos/JC Imagem



Apenas ônibus e caminhões podiam passar pelo túnel


Foto: Guga Matos/JC Imagem

Após uma madrugada de chuva, o Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife, amanheceu alagado nesta quinta-feira (28). Mesmo inacabada, a via foi liberada para o tráfego de veículos há pouco mais de um mês. Para evitar acidente causados pela água, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) bloqueou a passagem de carros e motocicletas pelo Túnel, sendo permitida apenas a passagem de veículos grandes, como ônibus. O tráfego foi liberado por volta das 8h30, quando a água já havia sido quase completamente drenada.

Segundo informações do gerente de mobilidade urbana da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, a inundação aconteceu em decorrência de um ato de vandalismo, onde quebraram a chave geral do sistema elétrico, impossibilitando o funcionamento das bombas, além de terem fechando os registros das bombas e aberto todas as caixas de drenagem. "Vamos providenciar algum sistema de bloqueio de acesso ao quadro geral do sistema elétrico para que ele fique protegido desse tipo de ação", afirmou Gurgel sobre as medidas que devem ser tomadas para evitar que problemas como o desta quinta se repitam.


Agentes de trânsito da CTTU foram ao local para organizar o fluxo de veículos. A orientação era de que os motoristas seguissem pela Avenida Caxangá, pela lateral do túnel ou pela Rua José Osório. Para fazer o retorno, os condutores deveriam entrar à direita na Rua Eliseu Cavalcanti e a próxima à direita na Rua Professor Estevão Francisco da Costa, a do Hospital Getúlio Vargas.

A obra do Túnel foi orçada em 16 milhões e inaugurada no dia oficialmente no dia 12 de abril, após mais de dois anos de construção. Esse período ficou marcado por prejuízos na economia e mobilidade do entorno. O local liga a Real da Torre à João Ivo, dando acesso à vários bairros como Afogados e Imbiribeira.

Choveu 17 milímetros na noite dessa quarta-feira no Recife, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). No entanto, o índice alcançou 37 mm em alguns pontos da Zona Norte da cidade, mas segundo a CTTU, o trânsito não foi afetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário