AFP - Agence France-Presse
Publicação: 24/07/2015 22:06
Sandra Bland após sua prisão no Texas. Foto: Waller County Sheriff%u2019s Office/AFP |
Sandra foi encontrada enforcada na cela, três dias depois de ser detida por um policial por não ter sinalizado adequadamente a mudança de faixa no trânsito e por discutir com o agente.
A evidência da necropsia é "consistente com um suicídio", declarou Warren Diepraam, assistente do procurador de distrito para o condado Waller, acrescentando que "não vi evidência que indique que isso foi um homicídio".
"Nunca seremos capazes de convencer todos", completou.
A Procuradoria divulgou fotos do exame e detalhou, meticulosamente, as conclusões do legista.
A família da jovem se opõe à conclusão de que Sandra teria se suicidado, insistindo em que ela estava feliz por começar um novo trabalho e não tinha motivos para se matar.
O caso gerou polêmica nos Estados Unidos. As tensões raciais se agravaram no país, após uma série de casos de cidadãos afro-americanos mortos por policiais em circunstâncias duvidosas.
Um vídeo de 10 de julho levantou suspeitas de que ela tenha sofrido maus-tratos. As imagens mostram o policial irritado, depois que a jovem se recusou a apagar o cigarro. Ele saca sua pistola Taser e grita "vou eletrocutar você", quando ela se nega a sair do carro.
"Não fiquei feliz quando vi o vídeo", disse o procurador de distrito do condado Waller, Elton Mathis, à imprensa.
A jovem estava a ponto de começar em um novo emprego, em sua universidade na região de Houston, quando foi detida no dia 10 de julho. Três dias mais tarde, foi encontrada morta na cela.
Sandra Bland era militante do movimento "BlackLivesMatter", nascido durante a onda de manifestações de rua após a morte de um jovem negro por um policial branco em Ferguson (Missouri).
O oficial, branco, sofreu uma suspensão administrativa. Uma investigação preliminar concluiu que violou as "políticas de cortesia" do departamento e os procedimentos sobre detenções por infração de trânsito.
O enterro de Bland será no sábado, no subúrbio de Chicago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário