Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

JABOATÃO DOS GUARARAPES Movimento busca de apoio para a emancipação de Cavaleiro dos Curados

Publicado em 18/10/2013, às 06h55

Beatriz Albuquerque

Comissão mantém militância firme na luta pela independência de Jaboatão

Comissão mantém militância firme na luta pela independência de Jaboatão

Clemilson Campos/JC Imagem

Após a aprovação no Senado do projeto de lei complementar que define novas regras para a criação de municípios, a comitiva do Movimento pela Emancipação de Cavaleiro dos Curados agendou para a próxima segunda-feira (21) uma reunião com as lideranças comunitárias. O objetivo é contabilizar as assinaturas em apoio ao desmembramento do distrito do município de Jaboatão dos Guararapes.
A expectativa da comitiva é que até dezembro sejam recolhidas 40 mil assinaturas, o dobro da quantidade exigida por lei para garantir o Estudo de Viabilidade do Município (EVM). Os coordenadores do movimento solicitaram ontem audiência com o deputado estadual Francismar Pontes (PSB), presidente da Comissão de Negócios Municipais na Assembleia Legislativa, e buscarão apoio do prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB).
As lideranças comunitárias de Cavaleiro dos Curados estão trabalhando há meses na campanha para arrecadação de assinaturas que viabilizarão o EVM. Com 200 mil habitantes, sendo desses 95 mil eleitores, a população de Cavaleiros almeja realizar, em 2014, o plebiscito para emancipar a região. Para isso, o grupo articula-se a partir dos setores religiosos, times de futebol, grêmios estudantis e vereadores sensibilizados com a causa.
Em 1962, a região de Cavaleiro foi decretada município, por decreto do governador Miguel Arraes. Entretanto, teria perdido o título dois anos depois, com a instauração da ditadura militar no País. De acordo com o levantamento de 2012, a região é responsável por 27% da arrecadação de Jaboatão dos Guararapes. 
O percentual é positivo para o desenvolvimento do possível município, na perspectiva do coordenador-geral do Movimento pela Emancipação, Wellington Alves. “Tenho certeza que, assim como Abreu e Lima, teremos a capacidade de crescer. Apesar de a nossa arrecadação ser boa, hoje não temos saneamento, academia da cidade, agência do INSS e dos correios, por exemplo”, relatou.
Para o município de Cavaleiro dos Curados ser criado será preciso que o resultado do plebiscito seja de 50% mais 1 dos votos favoráveis. Por isso, a parceria com a região de Jaboatão Centro já está sendo articulada. “O momento agora é de somar esforços. O padre Telmo tem nos orientado muito sobre como agregar as forças, pois também precisaremos do apoio de todos os vereadores de Jaboatão, independente do partido”, esclarece Wellington.

A comissão pela emancipação está organizando para o dia 4 de novembro um debate sobre a importância da emancipação da região. O evento será realizado na paróquia de Cavaleiro. Além dos moradores de Cavaleiro e do Curado, serão convidados todos os deputados estaduais, o governador Eduardo Campos (PSB) e os senadores Armando Monteiro (PTB), Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário