Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Manifestantes envolvidos em ato pelo passe livre no Centro são liberados da GPCA

Jovens foram entregues aos familiares, mas ficarão à disposição da Justiça


23/10/2013 18:39 - Geison Macedo, com informações de Priscilla Costa, da Folha de Pernambuco

Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Pelos menos quatro pessoas ficaram feridas em ato
Os jovens que foram sido detidos, nesta quarta-feira (23), durante mais um Ato pelo Passe Livre, ocorrido nas ruas da região central do Recife, foram liberados da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), local para onde haviam sido conduzidos. Os manifestantes foram entregues aos familiares, mas ficarão à disposição da Justiça.
Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), quatro menores foram detidos, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino. Três dos jovens foram conduzidos à GPCA por desacato e outros três pelo crime de dano ao patrimônio público. Já segundo o advogado voluntário Erick Souza, que representa os manifestantes, foram detidos três estudantes, sendo dois adolescentes – um garoto e uma garota – e mais uma maior.
De acordo com Erick Souza, as jovens acusam os policiais de terem praticado agressões. “Elas disseram que foram espancadas, mesmo depois de serem detidas. Vamos solicitar o exame do corpo de delito, para que, caso seja comprovada a agressão, possamos dar o devido encaminhamento ao processo, como denúncia na corregedoria e prosseguimento nas demais instâncias judiciais”, explica.
As garotas foram detidas próximo ao Cemitério de Santo Amaro, após integrantes do movimento terem cercado o carro de um veículo de comunicação. Segundo informações, a adolescente teria sido flagrada hostilizando profissionais da imprensa. Já a garota maior de idade foi detida após tentar livrar a menor da apreensão. De acordo com o advogado do grupo, ambas apresentam vários ferimentos pelo corpo. “Se houve espancamento, ocorreu uma arbitrariedade dos policiais, que alegam que houve resistência à prisão. No entanto, pelo porte avantajado dos policiais em relação às garotas, não acreditamos nessa versão”.
No 10º Ato pelo Passe Livre, ocorrido nesta quarta-feira, pelos menos quatro pessoas ficaram feridas, sendo uma adolescente de 13 anos, um rapaz de 25 anos e outras duas pessoas, que não foram identificadas. Todos foram atingidos por balas de borracha disparadas pela polícia, na avenida Visconde de Suassuna, no bairro da Boa Vista, área Central do Recife.  Cerca de 100 estudantes participaram da mobilização, que foi organizada pela Frente Independente Popular de Pernambuco (FIP). O protesto se dispersou por volta das 14h30.
Cerca de 130 policiais militares, incluindo o BPTran e a Rocam, acompanharam o trajeto. Em nota, a SDS informou que houve pichações em ônibus, flagradas pelas câmeras de videomonitoramento. Gás pimenta foi utilizado e balas de borracha disparadas pela polícia quando objetos começaram a ser arremessados contra o efetivo. A SDS registrou a depredação de seis veículos, na Rua das Emboabas, nas proximidades do SENAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário