
FOLHA POLÍTICA
Ainda um “abalo sísmico” de regular proporção, na descrição de alguns socialistas, a aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva pode vir a ganhar caráter de forte terremoto no “quintal” do Governo Federal. Além do PMDB andar considerando liberar alianças regionais independentes do PT, o PCdoB é outra sigla com tendência de aprofundar relações com o PSB. Há de se considerar que Eduardo Campos, Eunício Oliveira (PMDB) e Aldo Rebelo (PCdoB) foram empossados ministros de Lula na mesma época e juntos formaram o trio que articulou a sustentação do Governo Federal, em 2005, quando o PT, em meio ao caso do mensalão, perdera condições de reunir a base. A tríade elegeu Aldo presidente da Câmara Federal. Hoje, Eunício já considera formar um palanque duplo, no Ceará, para Campos e Aécio. Na Bahia, Geddel Vieira Lima (PMDB) também flerta com Campos e, no Rio Grande do Sul, Pedro Simon (PMDB) teve participação na atração de Marina para o campo socialista.
Eduardo Campos, Eunício Oliveira (PMDB) e Aldo Rebelo (PCdoB) formaram o trio que articulou a sustentação do Governo Federal, em 2005
Amizade comunista
Além de o PCdoB ocupar vice-prefeitura do Recife, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros - eleito com o apoio de Eduardo Campos , a quem é muito ligado - é vice-presidente nacional da legenda. Campos, por sua vez, intermediou a ida de Cadoca para o PCdoB. E, no Maranhão, o candidato ao governo, do PCdoB, Flávio Dino, vai para campanha com o apoio do PSB.
“Achado” - Lula chegou a descrever Eduardo Campos como “achado de Deus”. Quem lembra é o secretário Milton Coelho. Foi na inauguração do navio João Cândido. “Se Eduardo é um achado de Deus, tem direito a aliança com Marina e outras figuras”, pondera Milton.
Lula... - Hoje, sobram queixas de petistas sobre a aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva. E o PT já teve “união” recente mais incongruente.
...pode - Não faz muito tempo foi o próprio Lula quem caiu nas graças de Paulo Maluf e Fernando Collor, com direito a aliança, abraços e fotos.
Escolha - Interlocutores do Palácio das Princesas registram que Eduardo Campos “resiste“ em escolher um marqueteiro para sua campanha presidencial de 2014.
Bon... - Em conversa com um empresário pernambucano, André Esteves, do BTG Pactual, contou que seguia, pela Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, numa sexta-feira, por volta das 14h, quando olhou para o calçadão e avistou um cidadão conhecido correndo - era Aécio Neves.
... vivant - O dono de um dos maiores bancos do País estranhou. A despeito do apreço pessoal pelo mineiro, sapecou ao interlocutor: “Um cara que está, na sexta à tarde, correndo no Rio, não parece ter apetite para ser o presidente do País”.
Torcida - Ainda que se dê muito bem com o pessoal do PT, André Esteves, segundo interlocutores, nutre grande expectativa pela candidatura presidencial de Eduardo Campos. Tem sido, segundo quem com o banqueiro convive, um grande entusiasta do projeto socialista.
Plateia - Eduardo Campos aceitou o convite do presidente da Associação dos Procuradores do Estado (APPE), Frederico Carvalho, e vai a Porto Galinhas prestigiar abertura do 39º Congresso Nacional de Procuradores do Estado, no dia 15, às 19h30. O evento segue até o dia 18, no Summerville.
Nenhum comentário:
Postar um comentário