Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Recorde de público » Exposição reúne 4 mil lâmpadas no Centro Cultural Correios

Artista baiano Vinicius S.A. é o autor da exposição Lágrimas de São Pedro, que fica em cartaz até 29 de dezembro

Júlio Cavani - Diario de Pernambuco
Publicação: 14/11/2013 23:00

Inspiração surgiu quando artista estava no alto de uma serra, na Bahia.
Foto: Bruna Monteiro DP/D.A Press.
Inspiração surgiu quando artista estava no alto de uma serra, na Bahia. Foto: Bruna Monteiro DP/D.A Press.

Tomar um banho de chuva sem se molhar é uma das experiências proporcionadas pela exposição Lágrimas de São Pedro, do artista baiano Vinicius S.A., em cartaz no Centro Cultural Correios (Bairro do Recife). A obra é uma instalação que pode ser penetrada pelo público, formada por mais de 4 mil lâmpadas preenchidas por água, penduradas no teto por fios transparentes.
“Tento criar um estado de espírito e provocar uma suspensão nas noções de espaço-tempo”, pretende o artista. Com o título do trabalho, sua intenção não era sugerir um sentido religioso, mas fazer referência à fé dos habitantes do Sertão, onde a chuva chega a adquirir um significado sagrado por causa da seca. A inspiração, na verdade, surgiu quando ele entrou dentro de uma nuvem no alto de uma serra, no interior da Bahia. 
A exposição já passou por oito cidades do Brasil e bateu o recorde de público de um artista brasileiro na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (13 mil pessoas), onde apenas o espanhol Salvador Dali havia atraído um número maior de visitantes. Frankfurt (Alemanha) e Paris (França) são os próximos destinos. O tamanho varia de acordo com a disponibilidade de espaço. “Em Curitiba, o público costumava deitar no chão”, observou Vinicius, que percebe comportamentos diferentes em cada lugar por causa das referências culturais locais em relação à chuva.
Somadas, as lâmpadas pesam mais de 400 kg. É uma união da ciência com a artesania, entre o racional e o intuitivo. Há toda uma tensão, uma sensação de que tudo pode quebrar, mas há um estudo de cálculo e física para sustentar essa complexa organizãção espacial”, explica Vinicius, que estudou geofísica antes de virar artista.

Serviço:
Exposição Lárimas de São Pedro, de Vinicius S.A.
Quando: Em cartaz até 29 de dezembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h, no Centro Cultural Correios (Avenida Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife)
Informações: 3224-5739
Entrada grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário