Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Setor de economia criativa será alvo de incentivos em Pernambuco

Reconhecimento da Mata Norte coloca os municípios em um novo caminho


12/11/2013 10:44 - Kleber Nunes, da Folha de Pernambuco
Marina Mahmood/ArquivoFolha
Michelle, da AD Goiana: crescimento será sustentável
Com o objetivo de mitigar os impactos sociais causados pelos grandes empreendimentos já instalados na região comações que garantam o desenvolvimento sustentável de pequenas associações de empreendedores ligados à cultura, Goiana, juntamente com Carpina, Tracunhaém e Nazaré da Mata desenvolverá um plano regional de economia criativa. O plano será o primeiro passo depois que as cidades venceram o edital de chamamento público do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O certame selecionou um projeto de Arranjos Produtivos Locais (APL) por estado.
Para garantir o desenvolvimento do plano regional de economia criativa, o MDIC abrirá licitação para contratar uma empresa especializada para construir o projeto que deverá contar com a participação dos agentes locais, componentes do APL e do Estado. No caso de Goiana, principal cidade da região, um mapeamento da Agência de Desenvolvimento (AD Goiana) revela um potencial de negócios nas áreas de audiovisual, moda, gastronomia, artesanato e culturas populares.
De acordo com a presidente da AD Goiana, Michele Barreto, o reconhecimento da Mata Norte como um território importante de economia criativa coloca os municípios em um novo caminho de desenvolvimento, que vai alémdo financeiro. “A industrialização traz crescimento econômico e isso é importante e muito bom. Porém, buscamos também o desenvolvimento sustentável. Essa chancela que o MDIC está dando a Goiana e as outras três cidades da região nos abrirão muitas janelas para captação de recursos tanto do Governo Federal como de outros parceiros para o fomento da economia criativa”, comemorou Michele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário