Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

URBANISMO Bairro de Santo Amaro vai ganhar espigões

Conselho de Desenvolvimento Urbano aprova construção de 5 torres no bairro. Em troca, empresa revitalizará vias

Publicado em 15/11/2013, às 00h48

Conselho de Desenvolvimento Urbano aprova construção de 5 torres no bairro. Em troca, empresa revitalizará vias

Publicado em 15/11/2013, às 00h48


Do JC Online

 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Situado a cerca de 2,5 quilômetros do Centro do Recife e com menos de 28 mil habitantes, o bairro de Santo Amaro vai mudar de perfil. A construção de cinco prédios residenciais – três edifícios na Rua Dois de Julho e dois na Rua da Aurora – foi aprovada, na quinta-feira (14), pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), tendo 15 votos favoráveis, quatro contra e quatro abstenções. A aprovação foi condicionada a algumas ações urbanísticas e paisagísticas compensatórias a serem realizadas pela construtora responsável pelos edifícios, a Moura Dubeux.

A votação havia sido adiada porque o representante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco no CDU, Tomaz Lapa, pediu vistas. “Os projetos não favorecem que as ruas sejam ambientes compartilhados com a comunidade do entorno, são prédios isolados, que dão sensação de insegurança em volta e ainda criam uma barreira da paisagem do Rio Capibaribe. É lamentável terem sido aprovados”, desabafou.

O diretor de desenvolvimento imobiliário da Moura Dubeux, Eduardo Moura, representante da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) no CDU, discorda. “A criação de residências dá sustentabilidade ao entorno e permite que outros investimentos sejam feitos, porque cria-se a demanda. Santo Amaro é um bairro onde há muito emprego e poucas residências. Ele vai se transformar”, defendeu. “E se construíssemos na horizontal o impacto seria maior, teríamos menos área verde. As calçadas serão integradas a esses prédios”. Moura adianta que já está em estudo um empreendimento comercial na área.

Embora tenham sido aprovados de forma conjunta, os empreendimentos se referem a dois projetos. As três torres da Rua Dois de Julho vão ocupar um terreno de 10.200,58 metros quadrados, com 71.651,07 metros quadrados de área construída. São 36 andares cada uma e 768 apartamentos, que poderão ser adquiridos por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), por pessoas com renda entre R$ 4mil e R$ 8 mil, segundo informações da construtora. Eles devem entrar em obras em meados do próximo ano.

Já os dois edifícios da Rua da Aurora terão 47 andares cada um, totalizando 168 unidades. Vão ocupar terreno de 6.143,32 metros quadrados e terão área construída de 48.275,76 metros quadrados. As obras já estão andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário