Valter Lima, do Sergipe 247 - O deputado federal Márcio Macêdo (PT) se pronunciou nesta quarta-feira (19), no plenário da Câmara, sobre a série de protestos que estão acontecendo nas principais cidades do Brasil. Ele avaliou o movimento como sendo uma forma de fortalecimento da democracia no país. Na avaliação do parlamentar, “as vozes dos estudantes estão ecoando para que as instituições públicas nacionais possam fazer reflexões”.
“Venho à tribuna para homenagear as manifestações que estão acontecendo neste momento no Brasil. As marchas e os protestos realizados pela juventude brasileira fazem parte da vida democrática. Os sons que ecoam das ruas fortalecem o processo democrático. Como diria o poeta da minha geração Renato Russo, “se tua voz tivesse força igual à imensa dor que sentes, teu grito acordaria, não só a tua casa, mas a vizinhança inteira”. É isso o que está acontecendo no Brasil”, ressaltou.
Para Márcio Macêdo, os Poderes Executivos e Legislativos nos três entes federados devem buscar entender o “recado que vem das ruas”, enquanto o Poder Judiciário deve voltar “o seu olhar para as reivindicações da juventude do Brasil”.
De igual modo, o deputado avalia que a Polícia “tem que se preparar para saber lidar melhor com as manifestações que ocorrem na maior democracia do mundo tropical”. No entanto, ele reconhece que é preciso agir com firmeza nos casos que envolvam violência ou ataques de vandalismo. “Devemos repudiar os atos de violência, de depredação do patrimônio público e da agressão como arma da luta política”, frisou.
Márcio Macêdo ainda ressaltou que os partidos políticos também devem refletir sobre “a sua razão de existir”. “Não se podem negar os partidos políticos. A democracia representativa exige partidos fortes e sintonizados com a vontade popular. Por isso, é fundamental que o debate sobre a reforma política seja colocado neste processo”, defendeu.
O parlamentar disse ainda que este é também um momento de aprendizado para os que fazem a política e para os brasileiros. “É óbvio que, neste momento, o barulho que vem das ruas fortalece o aprofundamento da democracia, porque são mais saudáveis para o Brasil os sons produzidos pela juventude do Brasil do que o silêncio e paz dos cemitérios de regimes autoritários e truculentos. Portanto, esse é um momento de aprendizado para nós que fazemos política e para o Brasil, para aprofundarmos nossos equipamentos democráticos, para dar voz e força ao povo do Brasil, para contribuir, para cada vez avançarmos mais no processo democrático”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário