Setores de indústria (onde entra a construção civil) e serviços (engloba comércio, transporte, administração pública) impulsioram resultado positivo
Do JC Online
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O PIB de Pernambuco cresceu 3,2% no segundo trimestre deste anoo. O dado foi apresentado hoje pela Agência Condepe/Fidem. O primeiro semestre marcou alta de 2,9%. Todos os números são fruto de comparação com os respectivos períodos de 2012. Dados preliminares mostram que o PIB do trimestre foi de R$ 28,8 bilhões. No mesmo período do ano passado, o número foi de R$ 27,5 bilhões.
O aumento no trimestre foi impulsionado por dois setores: indústria (onde entra a construção civil) e serviços (também engloba comércio, transporte, administração pública) - aumentos de 3,1% e 3,3%, respectivamente.
No caso da indútria, o destaque foi a indústria de transformação, sobretudo alimentos e bebidas. O aumento do setor foi de 2,6% no primeiro trimestre. No Brasil, o aumento foi de 4,6%. "Esperamos que o percentual nacional contamine o local para que cresça mais no resto do ano. É assim que costuma ser", completa o diretor de pesquisas da Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães.
Em serviços, o destaque foram os setores de transporte (9,8%) e comércio (5,9%). Sobre o último índice, o destaque foram as vendas de combustíveis tanto no varejo quanto no atacado.
Na contramão dos demais setores, a agropecuária caiu no segundo trimestre. A queda de -1,7% foi causada pela seca, que gerou fortes perdas na pecuária e nas lavouras permanentes (culturas de longa duração). As plantações de itens temporários (culturas de rápida duração), como feijão e mandioca, impediram um decréscimo maior do índice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário