Intervenções prometidas pela gestão municipal não saíram do papel
Publicado em 24/03/2015, às 08h16
Do JC Online
Obras que poderiam facilitar a circulação na região, marcada por um sistema viário estrangulado
Foto: André Nery/JC Imagem
A mobilidade na Zona Norte do Recife tem vivido de promessas nos últimos tempos. Intervenções que poderiam facilitar a circulação na região, marcada por um sistema viário estrangulado, não saem do papel. Mesmo as mais simples, que exigem apenas ações de engenharia de tráfego. A prefeitura tenta viabilizá-las, mas a falta de recursos e os entraves burocráticos – principalmente com a desapropriação de imóveis – impede a conclusão das obras. A mais emblemática delas é o prolongamento da Avenida Professor José dos Anjos, entre os bairros da Tamarineira e Casa Amarela, prometido ainda na primeira gestão do PT.
O prolongamento é uma obra fundamental para aliviar as retenções da Avenida Norte. Com ela, seria possível eliminar o giro à esquerda autorizado para quem sai da via e quer acessar a José dos Anjos (marginal do Canal do Arruda). A obra faz parte de uma ação mitigadora de uma construtora e começou a ser executada em agosto de 2014. A pista oeste do canal, com 120 metros, foi concluída, mas a pista leste está com os trabalhos travados por causa das desapropriações. Mais de dez casas estão no caminho do projeto. Por nota, a prefeitura confirmou que a pista oeste foi concluída e que os trabalhos não avançaram devido a entraves com a remoção das famílias na margem do canal.
O prolongamento é uma obra fundamental para aliviar as retenções da Avenida Norte. Com ela, seria possível eliminar o giro à esquerda autorizado para quem sai da via e quer acessar a José dos Anjos (marginal do Canal do Arruda). A obra faz parte de uma ação mitigadora de uma construtora e começou a ser executada em agosto de 2014. A pista oeste do canal, com 120 metros, foi concluída, mas a pista leste está com os trabalhos travados por causa das desapropriações. Mais de dez casas estão no caminho do projeto. Por nota, a prefeitura confirmou que a pista oeste foi concluída e que os trabalhos não avançaram devido a entraves com a remoção das famílias na margem do canal.
A continuação da Rua Saulo Suassuna margeando o Rio Capibaribe, ao lado do Parque Santana, entre os bairros de Santana e Poço da Panela, seria uma segunda obra que aliviaria o pesado tráfego nas vias já saturadas da área, como as Avenidas 17 de Agosto e Rui Barbosa. Oficialmente, a prefeitura não tem planos para o prolongamento, mas garante que ainda neste semestre estará implantando um projeto de engenharia de tráfego que mudará toda a circulação no entorno. A intervenção será possível porque o município concluiu em janeiro, depois de quase um ano de obras, a pavimentação de 190 metros da Rua Saulo Suassuna.
Sandra Barbosa, gerente de Planejamento da Mobilidade da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), explica que será implantado um novo plano de circulação, incluindo um binário e mudanças no sentido de vias. “A Rua Saulo Suassuna é o prolongamento da Rua Samuel de Farias e permitirá ligação direta com a Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, antes inviável porque o trecho era de terra. Nossa proposta é facilitar a circulação na área. Com o binário, os motoristas poderão deixar de usar a 17 de Agosto em ambos os sentidos”, explica. O giro à esquerda da 17 de Agosto que dá acesso ào Plaza Shopping, no entanto, não será eliminado.
Será implantado um binário composto pelas duas ruas no sentido subúrbio-Centro. No sentido oposto, o tráfego ficará da seguinte forma: a partir da Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, o motorista entrará na Rua Igarassu, seguirá pela Rua Afonso de Albuquerque Melo e optará por entrar na Rua Agrestina ou Sant’Anna. No sentido Centro-subúrbio, chegará aos bairros de Monteiro e Apipucos usando as vias internas, sem precisar passar pelo trecho mais denso da Avenida 17 de Agosto.
Uma terceira obra, o alargamento e pavimentação da Rua Flamengo, em Casa Forte, é outro projeto sem prazo. A via já é usada por muitos motoristas, mesmo perigosa e sem condições de tráfego, por ser uma rápida ligação com Casa Amarela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário