Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Calor e alegria nas ladeiras de Olinda

Terceiro dia de Carnaval encheu o Sítio Histórico de foliões e bonecos gigantes


Mon Feb 08 11:28:00 BRT 2016 - Milenna Gomes, da Folha de Pernambuco

Foliões lotam as ladeiras de Olinda nesta segunda-feiraCrédito: Bruno Campos/Folha de Pernambuco
Atualizada às 16h50
Faltou espaço e sobrou calor durante a manhã desta segunda-feira (8), nas ladeiras do Sítio Histórico. Às 10h, foliões de vários cantos do País já abarrotavam as ruas da Cidade Alta, atrás de blocos, maracatus e escolas de samba. Sob o comando do artista plástico Leandro Castro, os bonecos gigantes foram atração de peso - e altura - no terceiro dia de Carnaval em Olinda. As dezenas de personagens saíram da concentração, no Alto da Sé, e arrastaram uma multidão durante o percurso.
Há oito anos os bonecos saem da Embaixada dos Bonecos Gigantes, Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, para desfilar na cidade vizinha. O criador acredita que eles são a nova geração da brincadeira, especialmente pela veracidade das expressões faciais, conquistadas a partir da modelagem de argila e fibra de vidro, que compõem os gigantes. A roupa fica por conta da esposa de Leandro, a estilista Sienide Castro. Vários novos titãs foram confeccionados para a folia de 2016, como Newton Ishii, conhecido como o "japonês da Federal", David Bowie, Chico Science e Yoda. Além de personalidades e figuras em evidência na mídia, músicos, literatas e outras pessoas que marcaram a história do Brasil estão na lista de gigantes, de acordo com Castro.
A versão infantil do tradicional Eu Acho é Pouco, o bloco Eu Acho é Pouquinho, também foi para as ruas alegrar os pequenos, que, assim como os adultos, se divertiram embaixo do dragão vermelho e amarelo. E os tricolores encontraram um espaço a mais para manifestar o amor pelo Santa Cruz: o bloco Minha Cobra passou pela Rua do Amparo embalado por gritos da torcida. Além das agremiações, quem circulou por Olinda também se entreteve com a criatividade dos foliões que investiram em fantasias. A exemplo de José Alves de Lima, de 68 anos, nada discreto embaixo de várias palmeiras e flores. Há 23 anos o escritor de poesia popular sai por Olinda vestido - até, literalmente, os dentes - de "A Natureza". E o calor não impediu que Rossini Thiago e Sandra Cisone se trajassem de preto para encarnar um casal de vampiros.
Maracatus
As ladeiras do Centro Histórico ferviam e são preferência inquestionável da maioria dos carnavalescos que frequentam a cidade. Mas outra região de Olinda, a Cidade Tabajara, também é palco do Carnaval de tradição. Por lá, na Casa da Rabeca, acontece a 12ª edição do Carnaval Mesclado, com encontro de caboclinhos, maracatus de Baque Solto e de Baque Virado. A programação é gratuita e muito bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário