Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OMS: BRASIL FAZ BOM TRABALHO CONTRA ZIKA E MANTERÁ OLIMPÍADA SEGURA

<p>Brasília- DF 23-02-2016 Presidenta, Dilma, recebe Margaret Chan Diretora-Geral da Organização Mundial da Saúde-OMS Palácio do Planalto Foto Lula Marques/Agência PT</p> (photo: LULA MARQUES)

Brasília- DF 23-02-2016 Presidenta, Dilma, recebe Margaret Chan Diretora-Geral da Organização Mundial da Saúde-OMS Palácio do Planalto Foto Lula Marques/Agência PT

Diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou que o governo brasileiro está fazendo o possível para mobilizar a sociedade na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que se espalhou rapidamente pelas Américas desde o ano passado; "Quero assegurar a vocês que o governo está trabalhando muito estreitamente com o movimento olímpico internacional, com o comitê organizador local, apoiado pela OMS, para se certificar de que temos um bom plano de trabalho para atingir o mosquito, e para garantir que as pessoas que virão aqui, tanto visitantes como atletas, terão a máxima proteção de que necessitam", disse

Por Anthony Boadle


BRASÍLIA (Reuters) - A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse nesta terça-feira que o Brasil está fazendo um bom trabalho para combater o Zika vírus e garantir que os Jogos Olímpicos, em agosto, sejam seguros para atletas e visitantes.
Chan afirmou que o governo brasileiro está fazendo o possível para mobilizar a sociedade na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que se espalhou rapidamente pelas Américas desde o ano passado.
"Quero assegurar a vocês que o governo está trabalhando muito estreitamente com o movimento olímpico internacional, com o comitê organizador local, apoiado pela OMS, para se certificar de que temos um bom plano de trabalho para atingir o mosquito, e para garantir que as pessoas que virão aqui, tanto visitantes como atletas, terão a máxima proteção de que necessitam", disse Chan.
"Estou confiante de que o governo pode fazer isso", afirmou ela a jornalistas após reunião com a presidente Dilma Rousseff.
O vírus tem sido associado no Brasil a um aumento alarmante no nascimento de bebês com microcefalia, uma má-formação cerebral.
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que o número de casos confirmados e suspeitos de microcefalia subiu para 4.690, contra 4.443 uma semana antes. Destes, o número de casos confirmados subiu de 508 para 583.
Chan disse que o Brasil tem sido muito transparente na partilha de informações sobre o vírus com o restante do mundo, tendo um papel de liderança na colaboração com outros países na pesquisa e desenvolvimento de diagnóstico e uma vacina contra o vírus.
Ela elogiou a liderança de Dilma na mobilização da sociedade brasileira, incluindo o Exército, o setor privado e líderes religiosos, em uma campanha para erradicar os criadouros do mosquito em áreas urbanas.
"O vírus Zika é muito complicado. Devemos ver mais casos. Devemos esperar que isso seja uma longa jornada, mas o compromisso do governo liderado pela presidente Dilma é louvável", disse ela. "Baseado no que vi aqui, posso dizer a vocês: o mosquito é difícil, mas não pode vencer o Brasil", declarou Chan.



Nenhum comentário:

Postar um comentário