Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2016

Candidatura de João Paulo gera conflito dentro do PT

Sigla se divide entre lançar um candidato próprio ou apoiar outra legenda, na eleição deste ano

Sat May 21 13:09:00 BRT 2016 - Marcelo Montanini, da Folha de Pernambuco

Ed Machado/Folha de Pernambuco
Para o ex-prefeito João Paulo, escolha será feita pela direção nacional

Em meio às indefinições acerca da candidatura do PT nas eleições municipais de outubro no Recife, o senador Humberto Costa (PT) se manifestou favorável à postulação do ex-prefeito João Paulo (PT) que, por sua vez, reafirmou sua intenção de disputar o pleito. Contudo, essas manifestações públicas geraram desconforto em setores do partido, que defendem a aliança como tática eleitoral. Em tom crítico, o presidente do PT Recife, Oscar Barreto, afirmou, ontem, que o partido não vai se submeter aos desejos dos dois petistas e que há possibilidade de coligar como deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB). A decisão ficará a cargo das instâncias - Diretório e Executiva - nacionais da sigla. O PT estadual se reúne no dia 28 para debater sobre as possíveis alianças municipais.
Na última quarta-feira, Humberto Costa declarou que a candidatura já estava nas mãos de João Paulo. Ontem, o ex-prefeito desconversou e ponderou que a postulação na capital pernambucana deveria estar condicionada à de Olinda, com a deputada estadual Teresa Leitão (PT). “Temos que ter compreensão da decisão de Olinda e, depois, do Recife. Nós teríamos que manter a candidatura de Teresa Leitão e, mais na frente, se discute como vai ficar no Recife”, avaliou o petista à Rádio Folha FM 96,7, acrescentando que independente das decisões de Recife e Olinda, a decisão deverá ter o crivo da Nacional. Deliberação esta que serve para todos os municípios que possuem mais de 100 mil eleitores.
Barreto destacou que a ideia central ainda “é combater o golpe” e as eleições servirão como instrumento para tal. Ele criticou Humberto Costa e João Paulo, por estarem supostamente querendo empurrar o nome de João Paulo como candidato da sigla. “Não dá para as pessoas, novamente, quererem empurrar (nomes) de goela abaixo, sem tática debatida por todos. Queiram ou não queiram os dois juízes, vamos debater. No PT, têm mais juízes”, reclamou Barreto, agregando que eles dois “não vão decidir por 30 mil (petistas)”. “Há setores do partido que observam com forte tendência a aliança - hoje com Silvinho”, afirmou. Costa Filho, que é pré-candidato pelo PRB, disse ter a ratificação do apoio do senador Armando Monteiro Neto, principal liderança do PTB no Estado, à sua candidatura. Ademais, disse que conversaria com o PT. Além do PRB e PTB, o deputado já conta com PTdoB e PTN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário