Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

TRAJETO Olha!Recife tem como roteiro o Cemitério de Santo Amaro

No passeio, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o cemitério que foi construído em 1581


Publicado em: 26/05/2016 16:54

O cemitério original foi elaborado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier. Foto: Divulgação/PCR.
O cemitério original foi elaborado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier. Foto: Divulgação/PCR.

Olha!Recife terá um roteiro para corajosos. Neste final de semana, o trajeto será pelo Cemitério de Santo Amaro, que conta com 140 mil m² e milhares de túmulos de famosos e anônimos. O passeio começa às 9h e o ponto de encontro do grupo é o portão principal do cemitério.

No passeio, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o cemitério que foi construído em 1581 e foi inicialmente pensado para acolher vítimas do surto de febre amarela, que não podiam ser sepultadas em igrejas (como era costume da época). 

O cemitério original foi elaborado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, que conseguiu, anos mais tarde, arrancar elogios do célebre sociólogo Gilberto Freyre, por sua  simetria e elegância.Um dos túmulos mais visitados, está o da Menina sem Nome, que foi encontrada morta em 1970 no bairro do Pina, nunca foi identificada e passou a ser considerada milagrosa. 

Também às 9h, sai da Praça do Arsenal o roteiro de bicicleta, que será dedicado aos monumentos barrocos da cidade, que formam um dos mais belos e ricos conjuntos arquitetônicos erguidos pela fé no Brasil. O passeio passará pela Capela Dourada, Basílica do Carmo e igreja de Santa Teresa D'Ávila.
 
Para participar dos passeios é necessário se inscrever pelo site, a partir das 9h desta sexta-feira. Cada participante deve levar um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade. Uma das ideias do projeto é de fazer com que os recifenses também se transformam em potenciais agentes de informações turísticas, podendo indicar a amigos, parentes e turistas, locais da cidade para visitação.


Programação

Olha! Recife a Pé

Tema: Cemitério de Santo Amaro

Quando: Domingo, às 9h

Saída: Portão principal do Cemitério de Santo Amaro (Rua do Pombal)           

Olha! Recife Pedalando

Tema: Conjunto monumental barroco do Recife

Quando: Domingo, às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário