Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de maio de 2017

Barragem de Jucazinho não acumula água após chuvas no Agreste de PE

Reservatório é o terceiro maior do estado e está em colapso total desde setembro de 2016.

Barragem de Jucazinho segue em colapso desde setembro de 2016 (Foto: Divulgação/Compesa)Barragem de Jucazinho segue em colapso desde setembro de 2016 (Foto: Divulgação/Compesa)
Barragem de Jucazinho segue em colapso desde setembro de 2016 (Foto: Divulgação/Compesa)
A barragem de Jucazinho não acumulou água após as chuvas registradas no Agreste de Pernambuco. O terceiro maior reservatório do estado tem capacidade para comportar 327 milhões de metros cúbicos de água e está em colapso total desde setembro de 2016.
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), as chuvas não alcançaram a bacia do Capibaribe, responsável pelo abastecimento de Jucazinho.
O sistema abastecia os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas, Cumaru, Passira, Salgadinho, Casinhas, Surubim, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Toritama, Caruaru, Bezerros e Gravatá.
A capacidade de produção de Jucazinho é de 1,3 mil litros por segundo, atendendo a uma população de aproximadamente 800 mil pessoas ao longo dos 206 quilômetros de adutoras. A expectativa da Compesa é que o manancial tenha uma boa recuperação até o mês de julho.
Chuvas em Pernambuco
Cidades do Agreste e Mata Sul receberam um grande volume de chuvas, o que não ocorria desde 2010, quando houve a última grande cheia no Estado. No entanto, o grande volume deixou ao menos quatro mil desalojados, vários desabrigados, dois mortos e dois desaparecidos. O governador do estado, Paulo Câmara (PSB), decretou estado de calamidade em 15 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário