Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de maio de 2017

REGUFFE APRESENTA PEC PARA ELEIÇÃO DIRETA

Saulo Cruz / Agência Câmara
O senador Reguffe (sem partido-DF), com relatoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), apresenta à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado a PEC que dá nova redação ao artigo 81 da Constituição Federal para determinar eleições diretas aos cargos de Presidente e Vice nos casos de vacância desses cargos nos três primeiros anos de mandato; apresentação vem em meio à extrema crise política e institucional com as articulações de Michel Temer e do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para estancar a Operação Lava Jato; movimentações neste sentido foram confirmadas pelo procurador Rodrigo Janot
19 DE MAIO DE 2017 ÀS 15:15

Brasília 247 - O senador Reguffe (sem partido-DF), com relatoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), apresenta à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da nova redação ao artigo 81 da Constituição Federal para determinar eleições diretas aos cargos de Presidente e Vice nos casos de vacância desses cargos nos três primeiros anos de mandato.
De acordo com os donos da JBS, os empresários Joesley Batista e seu irmão Wesley, Michel Temer indicou o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para resolver um assunto da J&F (holding que controla a JBS).
Depois, o parlamentar foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil enviados por Joesley. O empresário disse a Temer que estava dando ao ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e ao operador Lúcio Funaro uma mesada na prisão para ficarem calados. Diante da informação, Temer incentivou: "Tem que manter isso, viu?". O teor das delações foi publicado pelo colunista Lauro Jardim, do Globo.
Em nota, Temer disse que "jamais" solicitou pagamentos para obter o silêncio de Cunha e negou ter participado ou autorizado "qualquer movimento" para evitar delação do correligionário. Por meio de sua assessoria, o deputado Rodrigo Rocha Loures informou que ele que vai "esclarecer os fatos divulgados" sobre a delação.
Vendas de cargos e corte de juros
Por meio de seu operador Rodrigo da Rocha Loures, deputado federal pelo PMDB-PR, Temer também deu à JBS o direito de nomear servidores em vários órgãos federais, em troca de propina, oferecendo cargos no Cade, na Comissão de Valores Mobiliários, na Receita Federal, no Banco Central e na Procuradoria da Fazenda Nacional, segundo informou Lauro Jardim (veja aqui).
Temer também antecipou a Joesley Batista uma informação privilegiada: a de que o o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, cortaria a taxa de juros em 1 ponto porcentual, informou a Folha.
Janot
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que Michel Temer e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) agiram "em articulação" para impedir o avanço da Lava Jato.
"Verifica-se que Aécio Neves, em articulação, dentre outros, com o presidente Michel Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem, seja por meio de medidas legislativas, seja por meio de controle de indicação de delegados de polícia que conduzirão os inquéritos", afirma Janot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário