Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 23 de junho de 2013

Cerca de 350 pessoas protestam em avenidas do Recife contra a PEC37

Grupo é contra a Proposta que limita o poder de investigação do Ministério Público


22/06/2013 16:47 - Karol Pacheco e Marcelo Montanini, do FolhaPE

Nathália Bormann/Folha de Pernambuco
Cerca de 350 manifestantes aderiram ao movimento no decorrer da passeata
Atualizado às 21h02
Um novo protesto ganhou as ruas do Recife nesta sábado (22), desta vez, contra a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público. Cerca de 350 manifestantes reinvidicaram em algumas das principais vias da cidade.
No coreto da praça do Derby, lideranças e manifestantes se reuniram para decidir qual seria o itinerário do ato. Após assembleia - e decidir por uma das quatro opções de destinos para protestar - o grupo se encaminhou para a avenida Engenheiro Abdias de Carvalho. "Atrapalhar o trânsito daqueles que pretendiam seguir viagem por causa do feriadão", explicou o estudante identificado apenas por Helder. E assim o fizeram, não antes de fechar o cruzamento entre a Agamenon Magalhães e a rua Paissandu.
    Ainda nos primeiros trechos da Abdias, os protestantes convocaram outra assembleia: "Estamos fazendo um caminho muito conveniente para a polícia. Saindo do Centro para o subúrbio, facilitamos as coisas. O jogo do Brasil está acabando e na (avenida) Agamenon vai ter um monte de gente. Vamos voltar pra lá", bradou um rapaz que parecia um dos líderes do movimento, seguido da repetição de suas palavras pelos outros manifestantes.
    Nathália Bormann/Folha de Pernambuco
    Grupo, que se concentrou na praça do Derby, foi até a Abdias e retornou à Praça
    No regresso ao Derby, continuaram a se manifestar contra a PEC. Os cartazes, condizentes com o ato, pediam pelo afastamento da proposta. Mesmo assim, outras pautas eram levantadas pelo coro que cantava "Ô motorista! Ô cobrador! Quero saber se seu salário aumentou" ou até mesmo "Você aí parado, também é explorado!", típicos das manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus.
    Chegando na Agamenon, os manifestantes fecharam todos os sentidos da avenida no cruzamento com a rua Paissandu por 20 minutos antes de seguirem sentido Olinda, se reservando apenas a interditar este sentido.
    Na altura da Praça do Derby, voltaram a parar a avenida por inteiro. Dentro da manifestação, grupos divergiam acerca do destino e itinerário. Após resistência de metade dos envolvidos, manifestantes voltaram a fechar apenas as faixas que seguem no sentido Zona Sul.
    A ideia era fechar durante cerca de meia hora e se direcionarem para a Praça do Derby, onde discutiriam entre si sobre pautas e itinerários da manifestação. Ainda assim, entre o grupo, haviam correntes que desejavam seguir pela avenida Conde da Boa Vista. Foi o que fizeram. Seguindo por mais uma avenida importante da capital, metade dos manifestantes iniciais chegaram ao Marco Zero, onde dispersaram em parte.
    Ao todo, 45 agentes da Polícia Militar (PM) seguiram os manifestantes com dez viaturas e 15 batedores. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) acompanhou o trajeto com cinco viaturas. A passeata organizada através do Facebook, contava até as 17h deste sábado, com mais de 13 mil pessoas confirmadas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário