Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cidadao repórter » Obras na Madalena deixam buracos e tráfego intenso nas vias próximas

Internautas reclamam da degradação das vias no entorno das obras do Túnel da Abolição. Além dos buracos, ônibus e caminhões passam em alta velocidade pelos locai
 Diario de Pernambuco
Publicação: 19/06/2013 11:10 

No início das obras houve fiscalização para evitar a passagem dos ônibus. Agora, eles trafegam pelo local em alta velocidade. Foto: Mariana Fabrício/Esp.DP/D.A Press
No início das obras houve fiscalização para evitar a passagem dos ônibus. Agora, eles trafegam pelo local em alta velocidade. Foto: Mariana Fabrício/Esp.DP/D.A Press
Desde o início de maio, quando as obras de construção do Túnel da Abolição tiveram início na Real da Torre, o trânsito nas ruas adjacentes não foi mais o mesmo. Nas vias tranquilas do bairro da Madalena agora transitam ônibus, caminhões e carros pequenos em maior quantidade gerando transtorno aos moradores e danificando o calçamento das pistas. Moradores utilizaram o fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com, Cidadão Repórter, para denunciar.

A partir das cinco horas da tarde em dias úteis, a pedagoga Vera Pinheiro, 63 anos, leva horas para sair de casa com seu carro. O motivo é um longo engarrafamento que se forma em frente a sua porta dificultando o acesso. Assim como ela, outros moradores da rua Manoel de Arruda Câmara também sentem dificuldade para entrar ou sair de suas residências em horários de pico. O transtorno virou rotina há um mês. "O aumento de fluxo aqui tirou nossa tranquilidade. Estão passando linhas de ônibus que não passavam antes por aqui, além de caminhões e muitos carros. No fim da tarde se torna quase impossível sair de casa por causa do trânsito", afirma.

Nas primeiras semanas em que parte da rua Real da Torre foi interditada, agentes de trânsito estiveram na rua Manoel de Arruda Câmara para evitar a entrada dos coletivos. No entanto, a intervenção durou pouco tempo e sem os guardas no local, várias linhas começaram a trafegar pela via, inclusive em alta velocidade. "Os ônibus passam muito rápido e até sobem na calçada. Meu portão já caiu por causa disso e o custo foi todo meu. Em várias casas surgiram rachaduras também. Essa rua não tem estrutura para essa quantidade de carros não", conta a pedagoga Eliane Oriá, de 52 anos.



Além dos problemas causados nas residências, diversos buracos se formaram no asfalto. "As outras ruas foram recapeadas e porque transferiram os ônibus para aqui? Além de formar buracos imensos, sinto tremor de dentro do meu apartamento constantemente", questiona o contador João Correa, de 60 anos. Em busca de soluções, os residentes que se sentem prejudicados com essa situação já procuraram a CTTU e o Grande Recife, mas apenas acumulam protocolos de ligações, sem resposta. 

Sobre os buracos na via, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informou em nota que irá enviar uma equipe até o local para identificar o problema e programar os devidos reparos. Já a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que os coletivos circulam pela via desde a mudança do binário da Avenida Abdias de Carvalho, em 2012, e que agentes de trânsito passam pela rua Manoel de Arruda Câmara todos os dias para monitorar o tráfego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário