Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 30 de junho de 2013

PERNAMBUCO PRECISA DA PRESENÇA DA ANISTIA INTERNACIONAL

 - Hoje, durante a reunião de estudantes, representantes de movimentos sociais e advogados populares, no DCE da Unicap, a Polícia Militar compareceu - de modo ostensivo, com automóveis e considerável número de policiais SEM IDENTIFICAÇÃO - e fez filmagens, fotografias, em postura de vigilância típica de estados de exceção. Segue, abaixo, o relato de nosso colega advogado e amigo, Thiago Rocha Leandro Pereira.
Peço aos amigos que leiam o relato, que é minudente e verdadeiro.
Peço, ainda mais, sua disponibilidade em compartilhar.
Quando cidadãos perdem o direito de reunir-se em PAZ, quando a polícia age desse modo, a agressão é DIRETA E O ALVO SOMOS TODOS NÓS!
Como eu dizia, há muito de muito errado aqui em Pernambuco!!!!

DENÚNCIA DA AÇÃO DA SDS (ATRAVÉS DA PM-PE) NA REUNIÃO DO DCE DA UNICAP

Hoje a partir das 18:30 estava acontecendo uma reunião no DCE da UNICAP sobre a organização das manifestações em Recife, com cerca de 80 pessoas, entre vários militantes independentes, representantes de várias entidades e movimentos sociais e estudantis, bem como a frente pelo transporte público que vem puxando as manifestações.

Bem no meio da reunião chegam em alta velocidade 4 motos da rocam junto com 4 motos e uma viatura polícia militar de número () que de maneira ostensiva se colocaram por cima da calçada do DCE, desceram de seus veículos e ficaram de braços cruzados encarando os e as participantes da reunião.

Após serem interpelados por advogados do CPDH e CENDHEC, os policiais que não estavam identificados disseram apenas estarem ali para “garantir a segurança dos presentes na reunião.”

O clima ficou bastante tenso, pois obviamente a polícia militar estava ali presente para intimidar os integrantes da reunião, numa clara violação ao direito constitucional de livre reunião. Após cerca de 5 minutos os policiais se retiraram.
A reunião prosseguiu e quando os ânimos começaram a se acalmar..
Os mesmos policiais retornaram, de forma ainda mais ríspida desceram de suas viaturas e começaram a tirar fotos e filmar as pessoas que participavam da reunião.

Claramente visavam amedontrar e repreender as presentes, além de mapear possíveis lideranças, pois focavam suas atenções naqueles que faziam falas ou ligações para denunciar o que ocorria.

Não responderam em nenhum momento aos questionamentos de quem eram e do porque estavam ali, apenas continuavam fotografando e intimidando todos os que se aproximavam inclusive o(a)s advogado(a)s populares que ali estavam presentes.

Cerca de meia hora depois, somente após denunciarmos o que estava ocorrendo através das mídias sociais, e de acionarmos a OAB, o MPPE e a Reitoria da UNICAP, os policiais mais uma vez se retiraram das proximidades da reunião, também de forma abrupta sem nada falarem.

O clima da reunião seguiu muito tenso, com todos bastante apreensivos temendo serem abordados e reprimidos tão logo se dispersassem.

Na qualidade de advogado(a)s populares do Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), bem como na qualidade de ex-alunos e integrantes do movimento estudantil da UNICAP, presentes na reunião, repudiamos a atitude da PM, coordenada pela Secretaria de Defesa Social do governo do estado, ante a evidente violação de direitos fundamentais acima relatada.

Até o presente momento ainda não existem notícias de quaisquer ocorrências, mas fiquemos alertas! Qualquer semelhança com os tempos de ditadura, censura e perseguição política não é mera coincidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário