Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Festa do Morro terá início no dia 29 e espera um milhão de pessoas

Durante os 10 dias de evento, serão celebradas 56 missas em intervalo de 2 horas


08/11/2013 16:45 - Geraldo Lélis, com informações da assessoria

Paullo Almeida/Arquivo Folha
109ª edição da festa terá número de barracas e tabuleiros reduzido e maior organização no entorno
Começará no próximo dia 29 o novenário em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que culminará na 109ª edição da Festa do Morro, no dia 08 de dezembro, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Com o tema “Maria, modelo de fé”, os organizadores do evento esperam receber cerca de um milhão de pessoas.
No primeiro dia, haverá a procissão da bandeira, partindo do Sítio da Trindade, pela Estrada do Arraial e pelas ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o largo Dom Luiz, subindo o Morro pela rua Itacoatiara, encerrando no pátio de eventos, onde haverá missa celebrada pelo bispo emérito de Nazaré da Mata, dom Jorge Tobias. A cantora Joanna será a atração cultural ao fim da cerimônia.
Todas as celebrações acontecerão à noite e será presididas por bispos diocesanos vindo de várias partes do Estado. Ao longo do novenário, serão celebradas 56 missas, sendo uma a cada duas horas até as 10h do dia 08. O encerramento terá uma procissão partindo do Forte do Brum, no bairro do Recife, até o pátio do morro, com concentração a partir das 14h30.
No entorno do Morro, haverá fiscalização rigorosa na tentativa de diminuir a bagunça promovida por ambulantes, a começar pelo número reduzido de licenças para barracas, que caiu de 460 em 2012 para 380 em 2013. Serão destinados três polos distintos, sendo um para alimentação, um infantil e um cultural, onde acontecerão shows. Este ficará na rua Fernando de Souza Caeté, mas as atrações ainda serão definidas pela Fundação de Cultura do Recife.
O polo de alimentação contará com 16 barracas com o máximo de cinco mesas, cada, e ficará na rua Oscar de Barros. Já o polo infantil, onde ficarão os brinquedos, estará na rua Eugenio Samico. A novidade é que os brinquedos serão menores. Todos os polos estarão situados próximos à Praça do Trabalho.
Na subida do Morro, há licença para 109 tabuleiros que venderão artigos religiosos. Também lá em cima, a venda de alimentos estará restrita aos bares e restaurantes já existentes. As barracas de jogos de azar ficarão de fora da festa, pois a Prefeitura do Recife julgou que não combinam com o tema da festa. Para fiscalizar tudo, a PCR colocará 237 pessoas durante os dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário