Segundo o TRE, no Recife, 215 mil pessoas ainda não fizeram o recadastro. Porém,
média diária para atendimento é de até 8 mil. Prazo final encerra-se no dia 31
Publicado em 26/03/2014, às 06h37
Foto: JC Imagem
A cinco dias do fim do recadastramento biométrico, 215 mil recifenses ainda não foram aos postos de atendimento para se regularizar, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) . Com a capacidade de atender até 8 mil pessoas por dia, o TRE prevê que ao menos 167 mil pessoas poderão ficar de fora da revisão biométrica. Até o momento, 955 mil eleitores foram submetidos ao processo.
Na melhor das hipóteses, o TRE prevê atender até a segunda-feira (31) – fim do prazo para o recadastro – 48 mil das 215 mil pessoas restantes. Nesse caso, 167 mil seriam prejudicadas. Contudo, vale ressaltar que nesse número estão incluídos os casos de falecimento, de transferências de domicílio eleitoral e os idosos acima de 70 anos, que não têm a obrigação de votar.
De acordo com o TRE, na semana passada foi registrado um aumento de 30% no volume de atendimentos. Além do cancelamento do título de eleitor, as pessoas que não fizerem o alistamento biométrico ficarão impedidos de retirar passaporte, ser nomeado em concurso público e renovar a inscrição em programas sociais, como o Bolsa Família.
De acordo com o assessor da Corregedoria do TRE, Orson Lemos, o serviço não será intensificado no último dia, pois não há registro de alta demanda.
“O TRE tem a capacidade de atender diariamente oito mil pessoas, mas estou atendendo seis mil. Ontem (segunda-feira), no posto da avenida Rui Barbosa, que atende até duas mil pessoas, apenas 278 haviam feito o agendamento. São 10% da capacidade e atendemos, em média, mais 10% sem agendamento”, justificou Orson Lemos.
O processo de recadastramento iniciou em novembro de 2012 nos municípios de Itamaracá e Itapissuma, que já votaram utilizando o sistema nas últimas eleições. Hoje, no Recife, existem 200 kits instalados em postos descentralizados, que atenderam até agora, 81,62% da população da capital.
O sistema biométrico será utilizado em 47 cidades pernambucanas neste ano, das quais 11 já encerraram o recadastramento. A expectativa do TRE é que mais 34 municípios possam passar pelo recadastramento até 2015. O custo da atualização é de R$ 3,31 por eleitor, somando, até agora, cerca de R$ 6 milhões no Estado.
Segundo Orson Lemos, os postos mais procurados no Recife são os do RioMar Shopping, devido a comodidade, e do Arruda, pela localização. No interior, a maioria dos municípios já concluíram o processo com altos índices de adesão e, em alguns casos, chegaram a 100% dos eleitores recadastrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário