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domingo, 27 de dezembro de 2015

NORDESTE LIDERA COMPRAS ONLINE: FERRAMENTA AJUDA A DRIBLAR A FALTA DE TEMPO

Celina Modesto / 27 de dezembro de 2015
Foto: Divulgação




Os tempos de “bater perna” nos shoppings ou centro da cidade em busca de artigos de moda, tais como roupas e acessórios, estão mais curtos e a internet é a ferramenta que tem sido mais usada para driblar a falta de tempo, principalmente para os nordestinos. É o que revela uma pesquisa do Ibope Conecta, encomendada pelo Mercado Livre: entre os respondentes da região Nordeste, 84% afirmaram que compram roupas, calçados e bolsas via internet. A pesquisa também apontou um dado mais interessante: 48% deles utilizam o celular para isso.

O índice é considerado altíssimo, já que a média das outras regiões é de 28% para compras de moda via dispositivos móveis. O dispositivo mais utilizado pelos consumidores em todo o país para Moda online ainda é o computador, seja desktop, notebook ou netbook: 97%. Enquanto no Nordeste 48% dos entrevistados compram moda online pelo smartphone, no Brasil o índice cai para 32%, segundo a pesquisa. Ainda, muitos compram por meio de tablets (15%) e nem tantos pelas smarTVs (3%).

Considerando apenas o celular, o índice de internautas das regiões Norte/Centro-Oeste é de 31%; o do Sul é de 30% e o do Sudeste é de 24%.

Mulheres compram mais

Embora seja um hábito de ambos os sexos, comprar pela internet no Brasil ainda é mais forte entre as mulheres. Segundo a pesquisa encomendada pelo Mercado Livre, 85% delas compram moda online, contra 76% dos homens. A frequência de compra de moda por ano é alta: a maioria dos internautas (38%) compra moda mais de quatro vezes por ano, sendo 43% mulheres, e 33% homens.

Entretanto, a pesquisa apontou que os homens gastam mais: 44% deles gastam mais de R$ 200 por compra, enquanto 33% das mulheres gastam o mesmo. A diferença na frequência de consumo entre as classes sociais é de menos de 10%: Classe A (85%), Classe B (80%) e Classe C (76%). Além disso, 89% dos internautas jovens (com idades entre 18 e 34 anos) compram moda online - um índice bem maior do que os de idade entre 35-54 (74%) e os acima de 55 anos (52%).

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