Equipamento passa a funcionar neste sábado com apenas três das oito linhas previstas
Sat Apr 23 00:56:00 BRT 2016 - Luiz Filipe Freire, da Folha de Pernambuco
Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Desde o início das obras, foram seis anos à espera do terminal, que começará atendendo apenas 4,5 mil passageiros
Após seis anos entre obras e abandono, o Terminal Integrado (TI) Santa Luzia, no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife, começa a funcionar neste sábado (23). Apesar disso, a operação ainda não ocorrerá por completo, já que apenas três das oito linhas de ônibus previstas atenderão o público,
beneficiando só 4,5 mil dos 17 mil passageiros esperados diariamente no equipamento.
A inauguração enxuta segue os moldes da adotada, há duas semanas, no TI Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, por onde só duas das seis linhas previstas passaram a circular. O Grande Recife Consórcio não informou uma data para a operação total. Outros cinco terminais na Região Metropolitana ainda aguardam abertura. A maioria já tem a construção praticamente concluída.
As obras do TI Santa Luzia começaram em abril de 2010, orçadas em R$ 3,4 milhões. Tinham previsão para novembro daquele ano e, depois, para janeiro de 2011. Diversos prazos foram descumpridos. A construção chegou a ser parada por conta de atrasos no fornecimento de materiais. Depois de pronta, há mais de um ano, passou a depender de ajustes na ligação com o prédio da estação do metrô Santa Luzia, ao lado. Nesse tempo, sofreu com pichações, acúmulo de lixo e invasões. Por fim, custou R$ 4,3 milhões aos cofres públicos.
O TI possui oito plataformas de embarque e duas para desembarque, rampas de acesso, piso tátil e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas de usuários. Foi erguido numa área de 5,6 mil metros quadrados, próximo às avenidas Recife e José Rufino.
Operação
Os usuários do novo TI devem ficar atentos a mudanças pontuais no atendimento ao local. As três linhas que chegarão ao terminal já seguiam até a estação de metrô e tinham tarifa G (R$ 1,85). A partir deste sábado (23), passarão a ter o anel A, mais caro (R$ 2,80). Trata-se das linhas alimentadoras 102-Ibura/TI Santa Luzia, 106-Parque da Aeronáutica/TI Santa Luzia e 204-Jiquiá/TI Santa Luzia. Atenção para a primeira, que deixará de atender ao bairro do Ipsep, na Zona Sul da Capital. A demanda será suprida por outras linhas da região.
Já a ligação com o Centro será feita pelo metrô. Ao todo, serão nove ônibus realizando 127 viagens por dia. "Mesmo essa primeira etapa já representa ganho ao usuário, tanto no que diz respeito ao atendimento como à segurança de aguardar o ônibus dentro de um terminal", avalia o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu.
Os terminais que faltam
Cosme e Damião: está pronto, mas só é usado em dias de jogos na Arena Pernambuco. Custou R$ 18 milhões. Segue sem previsão de inauguração.
Joana Bezerra: custo de R$ 9,4 milhões, está previsto para maio. Vai funcionar ao lado do terminal antigo, com 14 linhas e atendendo 67 mil pessoas.
Abreu e Lima: é o que falta para a operação completa do BRT do Corredor Norte-Sul e tem previsão de abertura até o próximo mês de maio.
III Perimetral: teve obras paralisadas com 90% de conclusão e segue à espera de nova licitação para os trabalhos remanescentes do Leste-Oeste.
IV Perimetral: tinha valor estimado em R$ 9 milhões, mas também depende da licitação do Leste-Oeste, prevista para maio. Está degradado.
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