30 de abril de 2016 as 20:00
Quem deixou para última hora e não conseguiu fazer o agendamento para o recadastramento da biometria em Petrolina, no Sertão pernambucano, poderá não votar nas próximas eleições. Isso é porque, a poucos dias de encerrar o prazo para o recadastramento, não há tempo hábil para atender a todos os faltosos.
De acordo com o chefe da 145º Cartório Eleitoral de Petrolina, Edvanilson Araújo, cerca de 10% dos eleitores devem deixar de fazer o recadastramento. “Está dentro das expectativas. Normalmente uma biometria tem cerca de 20% de abstenção do eleitorado. Aqui em Petrolina teremos metade disso, apenas 10% sem fazer o recadastramento, o que equivale a cerca de 20 mil pessoas”, disse Edvanilson.
O recadastramento iniciou em 2014 no município. Segundo chefe do Cartório Eleitoral, muitas pessoas que fazem o agendamento e não comparecem. “Muitas pessoas sofreram para conseguir uma vaga e, por algum motivo, não comparecem para fazer a revisão e a gente não consegue compreender isso. Se ela não é atendida prejudica outra pessoa que precisava do atendimento”, disse Edvanilson.
Quem não recadastrar a biometria estará em pendência junto à Justiça Eleitoral e terá restrições em alguns direitos. “Não pode fazer concurso, matricula em universidade, empréstimos públicos, entre outros”, destacou o chefe do Cartório Eleitoral.
“Já adiantamos que as pessoas que não fizeram o agendamento não conseguirão ser atendidas, porque nós já temos várias pessoas agendadas para nestes três últimos dias, que é segunda, terça e quarta-feira”, ressaltou. A esperança é acessar o site da Justiça Eleitoral na próxima semana para tentar uma vaga ociosa, que, segundo Edvanilson, não deve ultrapassar 500.
Do G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário