Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Couve de Bruxelas – Rico em antioxidantes e vários benefícios

Por Amanda Duarte
Se o sistema de defesa do seu corpo está fraco, o Couve de Bruxelas é o legume perfeito para o ajudar. Ele possui fitonutrientes, que são antioxidantes eficazes, sendo benéficos para combater o envelhecimento precoce, prevenir o câncer e problemas do coração. Além de auxiliar no processo de emagrecimento, pois possui nutrientes que protegem o estômago e previne o câncer gástrico. Esse legume pode ser encontrado em qualquer época do ano.
Couve de Bruxelas - Rico em antioxidantes e vários benefícios
Foto: Reprodução

Benefícios

São inúmeros os benefícios que a Couve de Bruxelas traz. A seguir, confira alguns deles para o colesterol, inflamações, prevenção de doenças do coração, dieta e vitaminas.
Colesterol: As fibras contidas na couve causam a redução do colesterol, estimulando o fígado a produzir ácidos biliares, usando o próprio colesterol para queimar gordura e reduzindo o mesmo.
Ação contra inflamações: Uma xícara e meia do legume tem em média 40 ml deômega 3, que funciona como um “mensageiro anti-inflamatório” em conjunto com a vitamina K. Juntos eles regulam as ações anti-inflamatórias do organismo. Além disso, ela ainda combate e previne vários cânceres como, por exemplo, o de bexiga, cólon, pulmão, próstata e de ovário.

Doenças do coração: Nutrientes que estão na Couve de Bruxelas podem prevenir e podem até reverter sequelas existentes nos vasos sanguíneos. O que a torna tão eficaz para a saúde são as várias vitaminas presentes nela. Além disso, o legume esbanja a vitamina K que fortalece os ossos, a vitamina C que age diretamente no sistema imunológico e também a vitamina A que é muito importante diretamente para os órgãos reprodutivos.

Características e onde achar

A couve cresce aproximadamente 40 cm no caule de uma planta e, geralmente, é encontrada na cor verde. É bem parecida com o repolho e por isso, muitas vezes, é chamada de “repolhinho”. É muito fácil de acha-la, normalmente quitandas, mercados ou feiras de rua comercializam esse legume.
Na cozinha há várias maneiras para se preparar.  A maneira mais comum é cozinhá-la e fazer como acompanhamento de outro prato. Outra boa pedida é servir o legume em sopas.
A couve não tem contraindicações para o consumo. Somente deve ser mantido em local fresco para estar bom no ato do preparo para alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário