Após passar a manhã na capital paulista, onde concedeu uma entrevista para a rádio Band News, o presidente Michel Temer embarcou no começo da tarde desta segunda-feira, 29, para Brasília, confirmou a assessoria do Palácio do Planalto.
Segundo a agenda atualizada do Planalto, o emedebista tem previstos para esta tarde encontros com os senadores tucanos Ataídes Oliveira (GO), às 15h30, e Aécio Neves (MG), às 18h. Antes de receber o ex-presidente do PSDB, ele se reúne ainda com o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, às 16h.
Após a condenação em segunda instância no TRF-4, Luiz Inácio Lula da Silva ainda aparece na liderança das intenções de voto da pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta quarta-feira (31). O petista oscila entre 34% e 37% das intenções de voto.
Caso ele fique fora da disputa, Jair Bolsonaro aparece com 20% das intenções, “acirrando a disputa pelo segundo turno”, diz o jornal Folha de S.Paulo em texto de Bruno Boghossian. O candidato de extrema-direita parou de crescer nos levantamentos.
Em uma possível corrida presidencial sem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quatro candidatos disputariam uma vaga no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSC), de acordo com a primeira pesquisa do Datafolha após a condenação do petista em segunda instância.
Levantamento realizado na segunda (29) e na terça (30) mostra que o ex-presidente manteve vantagem sobre os rivais, com até 37% das intenções de voto. Seu eleitorado, porém, se pulveriza e a briga tende a se tornar acirrada caso ele seja barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
Bolsonaro aparece em primeiro lugar no principal cenário sem Lula, com 18%. Ele supera Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin(PSDB) e Luciano Huck (sem partido).
Marina lidera o segundo pelotão, com 13%. Ciro (10%), Alckmin (8%) e Huck (8%) estão tecnicamente empatados.
O Datafolha fez 2.826 entrevistas em 174 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05351/2018.
Apesar de liderar a corrida sem Lula, Bolsonaro parou de crescer. Ele oscilou negativamente em todos os quadros apresentados na pesquisa, em comparação com o levantamento de novembro.
No início de janeiro, reportagens da Folha revelaram que o patrimônio de Bolsonaro e de sua família se multiplicou depois que ele entrou na política, e que o deputado recebe auxílio-moradia da Câmara apesar de ser dono de apartamento em Brasília.
(…)
A dificuldade enfrentada por Alckmin para subir nas pesquisas provocou questionamentos dentro de seu próprio partido sobre a viabilidade de sua candidatura.
Potencial alternativa ao governador no PSDB, o prefeito paulistano João Doria também não decolou: aparece com, no máximo, 5% das intenções de voto.
O presidente Michel Temer é entrevistado pelo apresentador Ratinho no SBT
DE SÃO PAULO
Com a entrevista ao apresentador Ratinho (SBT) exibida na noite de segunda (29), o presidente Michel Temer (MDB) completou três dias seguidos de aparições em programas populares de TV para defender sua gestão.
No domingo (28), o mesmo "SBT" levou ao ar uma conversa de Temer com Silvio Santos. No sábado (27), o presidente marcou presença no programa de Amaury Jr. (Band).
Nas três ocasiões, Temer tratou sobretudo da reforma da Previdência em tramitação no Congresso.
"A Previdência vai quebrar se a reforma não for aprovada", disse o presidente nesta segunda.
"Veja os casos de Grécia e Portugal. Lá tiveram que cortar as pensões de aposentados, os vencimentos de funcionários públicos."
Caso não seja aprovada agora, disse, uma reforma mais radical será necessária em 2 ou 3 anos, o que poderia prejudicar os aposentados.
Respondendo a perguntas de Ratinho e do público, Temer afiançou que a economia brasileira terá um salto enorme se as novas regras previdenciárias forem aprovadas.
A reforma, comentou, não irá prejudicar o trabalhador.
"Não, de jeito maneira, vai até ajudar. Faremos a equivalência da aposentadoria nos serviços públicos e privados."
Temer também pediu que a população demonstre explicitamente seu apoio à reforma.
"Mandem carta para deputado, senador, mostrando que é fundamental até para a aposentadoria deles eles próprios. Os deputados vão fazer ecoar no Congresso a voz do povo."
Temer avalia que a reforma será aprovada no próximo mês.
"Não podemos passar de fevereiro. Estamos contanto os votos e iremos aprová-la em fevereiro."
A entrevista transcorreu em evidente tom de camaradagem. Ratinho, se dizendo amigo de Temer há muitos anos, defendeu as mudanças na Previdência e outras reformas já aprovadas pelo Planalto, como a trabalhista.
O apresentador fez inúmeros elogios à gestão econômica do governo.
"Pegamos o país numa recessão extraordinária. De seis meses para cá, a economia começou a reagir. A inflação caiu brutalmente, o juro caiubrutalmente.
A economia está reagindo", afirmou o emedebista.
Ratinho também perguntou se Temer será candidato em outubro. "Vou lançar o Ratinho", brincou o presidente.
"Eu não posso, presidente ganha pouco, e eu ganho bem aqui no SBT", retrucou o apresentador.
Sem responder a pergunta, Temer disse depois que quer passar para a história como alguém que conseguiu reformar o país.
O juiz federal Sérgio Moro disse que o uso de algemas nas mãos e nos pés de investigados na Operação Lava Jato não deverá se repetir. O entendimento do juiz está em um pedido de informações assinado no dia 26 de janeiro e enviado à segunda instância da Justiça Federal, que deverá julgar um habeas corpus protocolado pela defesa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.
Há duas semanas, a Polícia Federal (PF) usou algemas nas mãos e nos pés de Cabral durante a transferência dele de um presídio no Rio de Janeiro para o Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Após a transferência, Moro cobrou explicações da PF, e a corporação informou que a medida foi necessária para garantir a segurança da operação.
Ao enviar as informações à segunda instância, Moro disse que foi recomendado à PF o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede o uso de algemas sem necessidade. “Então, parece bastante improvável que episódio equivalente se repita, salvo talvez em circunstâncias muito excepcionais”, afirmou o juiz no documento.
Ao transferir Sérgio Cabral para Curitiba, Moro atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF), diante da constatação de regalias ao ex-governador em um presídio no Rio de Janeiro. Após chegar a Curitiba, Cabral foi transportado com algemas nas mãos e nos pés, e na parte traseira da viatura da PF.
Além disso, as algemas das mãos estavam presas a um cinto, impedindo a livre movimentação dos braços. O ex-governador é réu em 20 processos e está preso preventivamente por acusações de corrupção.
A pesar das recentes derrotas na Justiça, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou para fevereiro o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência.
A ideia é que o lançamento ocorra em dois municípios do Nordeste.
Reunido nesta terça-feira (30) com o comando do PT, Lula reafirmou a disposição de concorrer ainda que impossibilitado de fazer campanha.
Lula confirmou presença na celebração do aniversário do PT, programado para o dia 22 de fevereiro, quando também deverá apresentar sua carta ao povo brasileiro.
Na reunião, o ex-presidente ressaltou a importância de reafirmar sua candidatura.
A fixação de uma agenda é uma tentativa de mostrar que o PT não desistiu do lançamento. As caravanas também estão mantidas.
Nesta terça (30), o ministro Humberto Martins, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), negou pedido de liminar de habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A defesa recorreu ao STJ com um pedido de habeas corpus preventivo para afastar a possibilidade de antecipação de cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão em regime fechado. A defesa de Lula pode pedir para o ministro reconsiderar a decisão. Com informações da Folhapress.
O motorista acusado de atropelar 18 pessoas - e matar um bebê de oito meses - estaria pensando em fugir do país, segundo investigações da polícia. A Justiça determinou nesta terça-feira (30) que o administrador de empresas Antônio Anaquim entregue seu passaporte na 12ª DP (Copacabana) em até 24 horas.
A reportagem do telejornal RJTV, da TV Globo, destaca que Anaquim responde em liberdade ao processo.
O motorista alega que sofreu um apagão durante uma crise de epilepsia. No entanto, Anaquim não poderia estar dirigindo por estar com a habilitação suspensa. Ele acumulou, em cinco anos, 14 multas e 62 pontos na carteira. O motorista diz que não foi notificado da suspensão do direito de dirigir.
Os pais de Maria Louise, a bebê de 8 meses que morreu atropelada em Copacabana, vão pedir na Justiça que o motorista do carro seja acusado de crime dolosos (com intenção de matar), e não culposo (sem intenção), como ele foi indiciado.
O ACIDENTE
O atropelamento aconteceu por volta das 20h30m do dia 18 de janeiro, na Avenida Atlântica. O bebê chegou a ser levado para a UPA do bairro, mas não resistiu. Além da criança, 17 pessoas ficaram feridas.
Sobre a decisão anunciada pelo STJ de negar o habeas corpus ao ex-presidente Lula, os advogados de defesa esclarecem que:
A Constituição Federal assegura ao ex-Presidente Lula a garantia da presunção de inocência e o direito de recorrer da condenação ilegítima que lhe foi imposta sem antecipação de cumprimento de pena.
A defesa usará dos meios jurídicos cabíveis para fazer prevalecer as garantias fundamentais de Lula, que não pode ser privado de sua liberdade com base em uma condenação que lhe atribuiu a prática de ilícitos que ele jamais cometeu no âmbito de um processo marcado por flagrantes nulidades.
Ao indeferir liminar no habeas corpus preventivo de Lula, o ministro Humberto Martins atacou as alegações da defesa do ex-presidente.
Segundo ele, “não há plausibilidade do direito invocado pela defesa de Lula, pois a possibilidade de execução provisória da pena encontra amparo na jurisprudência das Cortes superiores”.
“O Supremo Tribunal Federal, ao julgar o HC 126.292, passou a adotar o entendimento de que não viola a presunção constitucional de não culpabilidade a execução provisória da pena quando pendente recurso sem efeito suspensivo, como são os recursos extraordinário e especial, nos quais não há mais possibilidades de discussão acerca do fato.”
Osadvogados de Lula já divulgaram uma nota em resposta à negação, pelo ministro Humberto Martins, do habeas corpus que tentaram obter no STJ.
Segundo Cristiano Zanin, “a defesa usará dos meios jurídicos cabíveis para fazer prevalecer as garantias fundamentais de Lula, que não pode ser privado de sua liberdade com base em uma condenação que lhe atribuiu a prática de ilícitos que ele jamais cometeu”.
Um policial militar foi filmado dando um soco no rosto de uma mulher durante o Carnajuá 2018, um Carnaval fora de época realizado na cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia. O caso ocorreu na madrugada de domingo (28) e o nome do PM não foi divulgado.
Um vídeo registrou o momento em que a mulher aparece de frente para o PM e parece falar com ele. Logo em seguida, o policial dá o soco e a vítima cai no chão desacordada.
De acordo com o jornal O Dia, a PM instaurou um Processo Disciplinar Sumário (PSD) para apurar o excesso cometido pelo policial. Segundo a corporação, o PM foi afastado.
Apenas serão divulgados mais detalhes sobre o caso após a conclusão da investigação, que tem um prazo de 30 dias de duração podendo ser prorrogada por mais 30 dias.
Prepara! Decidido a fazer o seu Carnaval 2018 ser inesquecível, o PorAqui vai realizar o maior sorteio de ingressos em linha reta do mundo! E o melhor: você pode participar de todos eles de uma só vez.
São 6 pares de ingressos para 5 festas bombadas do Carnaval Pernambucano: Enquanto Isso na Sala da Justiça, Olinda Beer, Galo Paradise, Galo Privilege e Carvalheira na Ladeira.
Confira as regras, preencha o formulário do sorteio e boa sorte!
Enquanto Isso na Sala da Justiça 2018
Com Baiana System, Otto, Malícia Champion, Samba do Preto Velha, Djs convidados
Centro de Convenções – Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Olinda -PE
26 de janeiro, sexta-feira
22h
Olinda Beer
Com Wesley Safadão, Bell Marques, Thiaguinho, Léo Santana, Anitta, Marília Mendonça, Xand Avião e Axé 90 Graus
Centro de Convenções – Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Olinda – PE
4 de fevereiro, domingo
9h
Camarote open bar
Galo Paradise
Com Marília Mendonça, Jonas Esticado e Gabriel Diniz
Galo da Madrugada, Recife – PE
10 de fevereiro, sábado
9h
Camarote Pega Vareta com open bar
Galo Privilege
Com Silvana Salazar, Sambar & Love, Orquestra de Frevo e DJ
Galo da Madrugada, Recife – PE
10 de fevereiro, sábado
9h
Camarote open bar + open food
Carvalheira na Ladeira
Marília Mendonça, Elba Ramalho, Baile do Zeh Pretim e Molejo
Avenida Olinda, Olinda – PE
13 de fevereiro, terça-feira
11h
Open bar
REGRAS
1 – Para concorrer, você e o seu acompanhante devem ser maiores de 18 anos.
2 – Serão 6 sorteios:
2 pares de ingressos para o Enquanto Isso na Sala da Justiça;
1 par de ingressos para o Camarote Open Bar Olinda Beer;
1 par de ingressos para o Camarote do Galo Paradise;
1 par de ingressos para o Camarote do Galo Privilege; e
1 par de ingressos para o Open Bar Carvalheira na Ladeira.
Totalizando 6 pares de ingressos em 6 sorteios.
3 – Os sorteios serão realizados às 10h da manhã, dois dias antes da data de cada evento.
4 – Os sorteados serão contactados pela equipe do PorAqui.
5 – Se você não foi sorteado para um determinado evento, não tem problema! Você continuará concorrendo às outras festas que marcou no formulário. Você pode participar do sorteio de todos os eventos.
6 – E-mails ou telefones duplicados serão eliminados.
O elenco da famosa série Glee acaba de ter mais uma baixa e uma grande notícia triste. Isso porque, Mark Salling, que ficou conhecido pelo personagem Puck na série Glee, foi encontrado morto. Ele tinha apenas 35 anos de idade.
Segundo informações do site americano TMZ, o motivo da morte é suicídio. O corpo de Salling foi encontrado em um rio em Sunland, nos Estados Unidos, próximo da região onde ele morava. Para quem não sabe, no ano passado, Mark Salling assumiu a culpa por possuir milhares de fotos e vídeos de crianças. Como parte de um acordo, que ele seria condenado a cumprir de quatro a sete anos de prisão. A sentença final seria dada pelo juiz em março deste ano.
Diante desta situação, Mark Salling, ou o famoso Puck, ficaria ainda mais cerca de 18 anos sendo supervisionado pelas autoridades – ele seria proibido de acessar locais como parques, piscinas públicas, playgrounds ou qualquer outro lugar frequentado por pessoas com menos de 18 anos. Ainda no ano passado, Mark Salling já havia tentado se matar. Em agosto de 2017, ele cortou os dois pulsos e foi socorrido por um amigo que chamou uma ambulância. Salling foi levado para avaliação psiquiátrica e, dias depois, foi levado a uma instalação de reabilitação para problemas psicológicos.
Essa não é a primeira vez que um ator de Glee é encontrado morto. Cory Monteith, conhecido por interpretar Finn Hudson na série de TV, foi encontrado morto em um quarto do hotel Fairmount Pacific Rim em Vancouver, no Canadá, em 2013. Criada por Ryan Murphy, a série musical foi exibida pela Fox entre 2009 e 2015. A atração acompanhava um grupo de adolescentes socialmente excluídos
Oator Mark Salling, da série "Glee", foi encontrado morto nesta terça-feira (30). O corpo foi encontrado no rio Los Angeles, em Sunland, Estados Unidos - região onde morava.
De acordo com o site americano especializado em celebridades TMZ, a causa provável da morte é suicídio e que ele teria se enforcado. O ator de 35 anos estava enfrentando um processo judicial após ter sido flagrado com pornografia infantil. Ele se declarou culpado perante um júri e estava a espera do veredito, que poderia ser de mais de 20 anos de prisão.
A informação da morte foi confirmada pelo advogado do ator, que divulgou um comunicado.
"Eu posso confirmar que Mark Salling morreu nesta manhã", escreveu Michael J. Proctor, complementando: "Mark era uma pessoa gentil e amável, uma pessoa com grande criatividade, que fez o seu melhor para corrigir alguns sérios erros de julgamento".
"A família de Salling agradece o suporte que tem recebido e pede por respeito e privacidade", finalizou o advogado.
O intérprete de Noah "Puck" Puckerman em "Glee" tem um passado controverso. Em 2013, uma ex-namorada o acusou de agressão sexual, denunciando que ele o forçou a ter relações sexuais sem camisinha depois que ela insistiu para que ele usasse proteção. No fim de 2015, foram encontradas mais de imagens de pornografia infantil em seu computador.
Surgida há 7 anos, e inspirada no livro Carnaval (1919), de Manuel Bandeira, a Troça Carnavalesca Mista Bacanal do Bandeira ganha mais uma vez as ruas do Centro do Recife, nesta sexta (2), misturando o lirismo do poeta pernambucano com o frevo no pé.
A concentração acontecerá às 17h, em frente ao Espaço Pasárgada, na Boa Vista, espaço cultural que foi a morada de Manuel Bandeira durante sua infância, dos seis aos dez anos.
E o Bacanal não sai só. Os blocos Carnaval Poeta, Eu Vou Também e Bacantes se unem no desfile, que passará pelas ruas da União (onde fica o Espaço Pasárgada), da Saudade e da Aurora, onde se encontra a estátua de Manuel Bandeira, integrando o Circuito da Poesia.
O Bacanal também contará com um cordão poético-teatral, que fará declamações e interpretações de cenas curtas durante o desfile. Os integrantes do cordão fazem parte da oficina Palhaçaria Poética, que começou nesta terça (30), em uma ativiade voltada para os amantes da poesia e da palhaçaria.
Desfile da Troça Mista Carnavalesca Bacanal do Bandeira Sexta (2) Concentração às 17h, no Espaço Pasárgada | Rua da União, 263 – Boa Vista Gratuito
Amanda Audi, no Poder360, diz que o procurador Carlos Fernando do Santos Lima, o mentor da Operação Lava Jato, vai aposentar-se e iniciar uma carreira de consultor de “compliance” (conformidade) em grandes empresas.
“A pessoas próximas, [Carlos Fernando] diz que agora “quer ganhar dinheiro”, informa a repórter.
Mais dinheiro, bem entendido, porque ele ganha R$ 30 mil, mais o auxílio-moradia e, segundo Monicaa Bergamo, na Folha, outros R$ 286 mil em diárias, de 2015 a junho de 2017, pois é lotado em São Paulo e “em viagem” ao Paraná.
Lima vai lançar um “manual” sobre o tema, com prefácio do “amigão” Sérgio Moro.
A projeção da Lava Jato, claro, vai ser a “mina” a ser explorada pelo futuro consultor.
Quem sabe as próprias empreiteiras envolvidas acabem por contratá-lo.
É tudo tão puro e ético em Curitiba que lembram monges franciscanos, não é?