Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 8 de junho de 2013

GRANDE RECIFE // ALERTA Apac prevê mais de 30 mm de chuva para as próximas horas no litoral pernambucano

b08bac13c7dec7e06bbc422b20145eca.jpg
Chuvas intensas atingiram o Recife no início da semana
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Do NE10
A chuva que atinge o Recife e as cidades vizinhas à capital deve continuar, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O instituto prevê precipitações superiores a 30 milímetros no litoral do Estado nas próximas horas.

A Apac fez a mesma previsão no início desta semana, levando a Prefeitura do Recife a alertar a população a procurar lugares seguros, evitar áreas de risco e, se possível, não sair de casa. Neste sábado (8), a Defesa Civil do Recife, relembrou que o seu telefone de atendimento funciona 24 horas.

Os moradores de áreas de risco podem acionar o órgão através do0800.081.3400, uma ligação gratuita. A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) também possui um telefone para receber chamadas de emergência, o 199. A população também pode entrar em contato com a Defesa Civil estadual pelo (81) 3181.2490.

Apesar do alerta, meteorologistas lembraram no início da semana que não é necessário entrar em pânico. A média para todo o mês de junho é de 377,9 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologis (Inmet). Este mês é um dos mais chuvosos do ano, junto com abril, maio e julho, quando as médias são entre 300 e 400 milímetros.

A previsão da Apac para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata neste domingo (9) é de pancadas de chuva com intensidade moderada durante a madrugada e as primeiras horas da manhã. A temperatura na RMR deve variar entre 22ºC e 29ºC.
MARÉS - O pico da maré já parece ser expressão proibida entre os recifenses quando se trata de chuva, afinal, foi durante esse período que a cidade sofreu com alagamentos e transbordamento de canais nas chuvas do último dia 17. Segundo a Marinha, o nível mais alto do mar nas próximas horas deve ocorrer já durante a madrugada do domingo, às 4h04, com 2,3 metros. Depois, deve baixar até atingir o menor nível, 0,4 metro, às 9h49, e voltar a subir até registrar 2,1 metros às 15h51.

PERNAMBUCO - A chuva deve ser rápida e fraca no Agreste do Estado, mas também durante a madrugada e as primeiras horas da manhã, segundo a Apac. A máxima nessa região é de 30ºC, enquanto a mínima é de 16ºC.

O Sertão e o Arquipélago de Fernando de Noronha são as únicas regiões onde não deve chover neste domingo. Os ventos em Noronha devem ser moderados e a variação da temperatura semelhante à do Recife. O calor deve ser maior no Sertão, onde podem ser registrados 33ºC de temperatura ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário