Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2013

QUADRILHA JUNINA PROVOCA DEBATE LÚDICO SOBRE CASAMENTO HOMOAFETIVO

Junina Tradição, do Morro da Conceição, vai realizar durante o espetáculo um casamento gay como forma de chamar a sociedade para esta discussão

Um debate com conteúdo político e de qualidade artística. Esta é a proposta da Quadrilha Junina Tradição, do Morro da Conceição, que montou para o São João deste ano um espetáculo que vai levar ao público uma discussão lúdica sobre o casamento homoafetivo.
“Estamos muito felizes em abordar esta questão que é carregada de preconceitos e a atual conjuntura nos favorece em seguir adiante com essa ideia. A gente sabe dos riscos, mas estamos confiantes porque a sabemos que vamos levar um projeto de grande valor político e artístico para a sociedade”, revelou Joselito Costa, diretor de planejamento estratégico da quadrilha. Dos seus 31 anos, 18 deles foram como quadrilheiro, nove dedicados à Junina Tradição.
“Para este ano, escolhemos um tema que é inédito, inovador, ousado e, sobretudo, junino”, comentou Joselito. A apresentação da quadrilha terá o título “O Bilhete Premiado” e vai girar em torno de um jovem chamado Severino Boca Virgem, que nunca beijou na boca e, por este motivo, é perseguido e taxado de homossexual pela sociedade. Sua mãe, uma evangélica fervorosa, com o único intuito de mudar a imagem de gay que o filho tem, se junta com o padre da cidade para armar uma estratégia e fazer Severino beijar os lábios de alguma moça.
O padre tem então a ideia de realizar uma quermesse a fim de arrecadar doações para as vítimas da seca e divulga que no local vai acontecer a famosa Barraca do Beijo. Então a mãe de Severino e o padre montam um esquema e fazem com que ele receba um bilhete premiado que lhe dará o direito de beijar todas as mulheres do arraial. Em paralelo, um vendedor de rosas passa toda a festa vendendo suas flores e, no momento que Severino está na busca do beijo perfeito, “rola um clima” entre os dois.
"O espetáculo retrata então um casamento homoafetivo, com a igreja se recusando a participar da festa de matrimônio. Mas uma juíza, diante da lei brasileira, realiza o casório", disse Tádzio Estevan, diretor de comunicação da quadrilha. A abordagem faz uma alusão à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2011 decretou que casais do mesmo sexo têm o direito legal de realizar este tipo de união. Ao término da apresentação, os dois noivos cantam a música Final Feliz, de Jorge Vercilo, e a quadrilha explode em festa.
“Quando me fizeram o convite para ser um dos noivos, pedi um tempo para pensar porque esse assunto choca as pessoas. Mas aceitei o desafio pela quadrilha e a gente vai fazer de tudo pra dar certo”, comentou Rodrigo Motta, de 21 anos, que fará o papel de Severino Boca Virgem.
Como de praxe, a quadrilha fez uma apresentação exclusiva na Praça do Morro da Conceição, no último dia 11 de maio, diante de uma plateia lotada. A estreia oficial vai acontecer na próxima sexta-feira (14), a partir das 23h, durante o Festival de Quadrilhas Juninas da Rede Globo Nordeste, que será realizado na cidade do Cabo de Santo Agostinho.
Quadrilha Junina Tradição - A quadrilha foi fundada no dia 4 de fevereiro de 2004 e é uma dissidência da Quadrilha Origem Nordestina, de Casa Amarela. A Tradição Junina surgiu porque alguns membros da Origem Nordestina estavam descontentes com a posição artística da quadrilha. Veio então a ideia de fundar um novo grupo que considerasse como a sua casa o bairro do Morro da Conceição, trazendo a comunidade para mais perto.
“Depois de quatro meses de fundação, a gente conseguiu montar um grupo e fomos campeãs do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste com um espetáculo que tinha o tema “Ciclo Junino: Ritual e Festa”. Este foi um processo que nos fortaleceu como equipe e quebrou o mito de que quadrilhas novas não ganham concursos”, disse Joselito Costa. Atualmente, a Tradição Junina conta com uma diretoria formada por 15 pessoas e um grupo que tem entre 120 e 150 quadrilheiros, sendo 70% moradores do Morro da Conceição.
A quadrilha é tricampeã do festival da Rede Globo, duas vezes campeã do concurso regional (Nordeste), campeã do Festival de Quadrilhas Juninas da Prefeitura do Recife e campeã do Festival Sesc de Quadrilhas Juninas.

Fonte.: http://saojoao.leiaja.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário