Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 15 de junho de 2013

SÃO PAULO Genoino critica repressão em protestos contra aumento de tarifa de ônibus

Deputado federal disse que "As manifestações são legítimas e a democracia tem de conviver com elas"

Publicado em 15/06/2013, às 17h06

Agência Estado

O deputado federal José Genoino (PT-S), um dos condenados no processo do mensalão que apurou o desvio de recursos públicos para compra de apoio parlamentar ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou neste sábado (15), em Ibiúna, a repressão da Polícia Militar aos protestos dos estudantes contra o aumento nas tarifas de ônibus e metrô, que resultaram em depredações e vandalismo em São Paulo. "As manifestações sociais são legítimas e a democracia tem de conviver com as manifestações. O caminho não é a repressão, mas o respeito e o diálogo."

Genoino participou do 11º Congresso da União dos Estudantes do Estado de São Paulo (UEE-SP), que prestou homenagem aos estudantes presos na cidade em 1968. O evento transformou-se em audiência da Comissão Nacional da Verdade para julgamento de processos de anistia de estudantes presos em 1968. Genoino era um deles. "É bom encontrar os companheiros e lembrar aquele período. Acho que estamos servindo de inspiração para os estudantes de hoje." Alexandre Silva, da UEE, defendeu a presença dos estudantes nas ruas, reivindicando mudanças. "O que vemos ainda é uma polícia repressora, que não respeita a vontade coletiva."

O ex-ministro do governo Lula, José Dirceu, também condenado no mensalão, seria homenageado durante o ato público, na praça da matriz, centro da cidade, mas não compareceu. De acordo com a organização, ele esteve na cidade na noite de sexta-feira e se reuniu com o grupo, mas não permaneceu para o evento público. Dirceu era presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1968 e foi preso durante o Congresso realizado entre 14 e 16 de julho daquele ano. Na ocasião, entre 600 e 700 estudantes foram detidos. O ex-ministro da Comunicação do governo Lula, Franklin Martins, estava no evento e lembrou ter se tornado amigo de Dirceu no período da militância estudantil.

De acordo com Paulo Abrão Júnior, secretário nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia, 170 estudantes tiveram o reconhecimento da condição de perseguidos pela repressão. Outros 40 que fizeram a solicitação ainda aguardam o resultado do processo. Dois estudantes receberam a condição de anistiados durante o evento. "Fiquei preso um dia, mas até hoje choro ao lembrar da tortura psicológica que sofri com os colegas", disse Etelvino Bechara, que hoje é professor Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário