Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Vereadores aprovam política de acolhimento de dependentes químicos

Vereadores aprovam política de acolhimento de dependentes químicos
A política de combate às drogas do governo de Alagoas, que já foi adotada em outros três estados, impressionou e emocionou os vereadores da Comissão Parlamentar de Combate às Drogas da Câmara Municipal do Recife. Eles deixaram Maceió, sexta-feira, 7, conscientes de que essa é a alternativa certa para recuperar os dependentes químicos e prometendo incluir em suas agendas gestões para se adotar algo semelhante no Recife. A política se baseia numa cultura de paz que integra ações de segurança pública, saúde, assistência e educação. Para se ter uma ideia, todas as escolas públicas estaduais estão adotando conteúdos no ensino fundamental, de educação para a paz e de combate à drogas, com material didático específico.

O deputado estadual pastor Eurico, que fez a articulação da visita dos vereadores ao governo de Alagoas, disse que a Câmara Municipal do Recife estava de parabéns pelo interesse manifestado ao enviar oito vereadores a Maceió.  “Eu participei da Comissão do Estado de Política Pública Sobre as Drogas e sei que essa experiência de Alagoas deve ser seguida. Por isso é muito positivo esse interesse de homens públicos num projeto que pode salvar milhares de vida”, disse. O presidente da Comissão Parlamentar de Combate às Drogas da Câmara Municipal do Recife, vereador Luiz Eustáquio (PT),  comentou que a visita “superou as expectativas”. Acrescentou que “esse é um projeto que precisa ser seguido e vem a calhar  pois a Frente está buscando soluções para o Recife, nessa questão das drogas”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PCdoB),  disse que a visita foi “perfeita”.  Ele afirmou que viu  muitos dependente químicos recuperados. “Nas comunidades, encontramos adultos em recuperação, que pareciam estar voltando a ser crianças, de tão felizes”. O vereador Eduardo Chera (PTN), que também é policial militar há 22 anos, elogiou o programa que tem ações de prevenção, orientação e repressão ás drogas. “Trabalhei em presídios como Aníbal Bruno e Bom pastor. Vi muita gente presa por ser usuária de droga. Essas pessoas saíam dos presídios sem orientação e sem apoio e depois voltavam a ser presas”, disse.

A vereadora Priscila Krause (DEM) afirmou que a experiência é muito boa. “Diante do que vi, posso dizer que, se existe uma decisão de governo, as coisas acontecem para melhorar a vida dos cidadãos. A secretaria que foi  criada, faz um trabalho integrado, conta com o engajamento de profissionais da área, vocacionados para trabalhar com esse problema social.  O projeto interage com a Justiça, com a polícia, com a saúde e é uma luz no fim do túnel”, disse. A vereadora irmã Aimée Carvalho (PSB) afirmou que “esse é um método muito eficiente para tirar os jovens do mundo das drogas. Levamos, na nossa bagagem, para o Recife muitos conhecimentos que podem ser úteis. Mas precisaremos de apoios para implantar essas idéias”, disse.

“Essa é uma experiência que nos motiva no desafio de combate às drogas. É uma experiência pactuada com a sociedade, baseada numa eficiente política pública que ficamos tentados a levar para nossa cidade”, comentou o vereador Eurico Freire (PV).  Para o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), o projeto é importante porque ele não atua somente na repressão. “Ele é muito mais amplo. Precisamos levar o que vimos e ouvimos para o governador Eduardo Campos e o prefeito Geraldo Júlio”, afirmou. Outro que vai nessa mesma linha de racicíonio é Jadeval de Lima (PTN). “Somos testemunhas de que o projeto é um sucesso. Recife merece ganhar um trabalho como esse. O povo recifense merece. Por isso, fazemos um apelo para o governador e o prefeito do Recife  conheçam esse modelo e, quem sabe, possam implantá-lo em Pernambuco e no Recife especificamente”.

Em 10.05.2013, às 11h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário